FIM DE SEMANA EM HOMENAGEM A PÁTRIA

DSC_0215No último domingo, 07 de setembro, a República Federativa do Brasil comemorou 192 anos de Independência. No município de Seropédica o Desfile Cívico em homenagem a este dia tão simbólico aconteceu no sábado, 06 de setembro. O evento começou às 08h, tendo o seguinte tema: “A União dos Povos”. Mais uma vez a solenidade aconteceu no Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), à frente do Pavilhão Central (P1).

Como de costume a cerimônia se iniciou com o hasteamento das bandeiras, o Prefeito Martinazzo ergueu a bandeira brasileira, já o estandarte da cidade de Seropédica foi alçado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Oscar Goulart, seguido da Reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Prof.ª Ana Dantas, que levantou o lábaro da instituição.

Logo após a cerimônia de hasteamento ocorreu à execução do Hino Nacional Brasileiro, e em seguida ouviu-se o Hino do município de Seropédica. Ao iniciar-se o Desfile, os militares do Depósito Central de Munição (DCMUN) de Seropédica foram os primeiros a desfilar, os militares realizaram uma homenagem ao Ex-combatente da força Expedicionária Brasileira, Iony Calderini, de 93 anos, que desfilou em cima de um Jipe acompanhado de uma escolta militar.DSC_0075

O Corpo de Bombeiros e o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) também realizaram uma pequena carreata, demonstrando a todos os presentes alguns dos veículos de ambas as Corporações.

DSC_0639A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) também participou da comemoração, sendo representada pela Guarda Municipal e o GTO (Grupo Tático Operacional) a repartição apresentou ao público seu novo uniforme de trabalho. O diferencial do Desfile Cívico 2014 foi a participação de uma intérprete de libras, o que comprovou a busca da Prefeitura de Seropédica pela inclusão, em suas diferentes formas.

Ao todo participaram do Desfile 25 unidades escolares do município, 8 CMEI’s (Centros Municipais de Educação Inclusiva), 4 creches, além da tradicional participação do Núcleo da Melhor Idade. O evento também contou com a participação de 10 bandas marciais e da FAMUSE (Fanfarra Municipal de Seropédica), que foi a responsável por dar início e finalizar as atividades, além das unidades de ensino particulares, que juntamente com as municipais totalizaram 52 escolas.

DSC_0914O Desfile Cívico é um evento organizado pelo Prefeitura de Seropédica e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE).DSC_0532

“Mais uma vez promovemos uma linda festa para nossa população, comemorar a independência é celebrar a Democracia”, comemorou o Prefeito Martinazzo.

Texto: Hudson Glória
Fotos: Levi Oliveira