FEIRA DE ARTESANATO PROMOVIDA PELA PREFEITURA ANIMA FIM DE SEMANA EM SEROPÉDICA

Evento contou com apoio do Governo do Estado e teve apresentações culturais

 

A 1ª Feira de Artesanato Amora de Seropédica aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro na Praça Nildo Romano, no centro da cidade. O evento faz parte da Exposição Amora Empreendedorismo e teve apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP).  A ação foi desenvolvida através da secretaria de Trabalho e Emprego, em parceria com as secretarias de Educação, Cultura e Esporte, e de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, através da Sala do Empreendedor. A ACIAPS (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica) também apoiou a iniciativa.DSC_0045

Além da venda de inúmeras obras de arte esculpidas em forma de bolsas, chinelos, brinquedos, porta-objetos, panos de prato, entre outras coisas, aqueles que compareceram ao evento também puderam apreciar uma peça teatral, a Companhia Teatral de Seropédica (CTS), formada por integrantes das oficinas de Teatro do Centro Cultural de Seropédica (CCS), apresentou um dos contos da série “As 1001 noites”, que faz parte do projeto de Teatro itinerante “Dexeu Mambembá”, da Subsecretaria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE). O evento também contou com apresentações musicais das cantoras Camila de Mari e Simone Humaitan.

DSC_0259Representando o Governo do Estado compareceu à Feira, a Chefe de Gabinete e Coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro Nea Mariozz. O secretário de Trabalho e Emprego Marquinho Seropédica mostrou à representante todos os estandes e apresentou os artesãos de Seropédica.

Estamos gerando renda para Seropédica e mostrando mais uma área que pode ser desenvolvida e gerar recursos para o município. A parceria com o Governo do Estado dará aos nossos Artesãos a possibilidade de exporem suas obras em diversas feiras e eventos por todo o Estado, e também no “Espaço Artesanato em Movimento”, em Botafogo (Rua Real Grandeza, 293 – Telefone 21 2332-4900), trata-se de um espaço conceituado, direcionado à exposição e comercialização de trabalhos artesanais”, afirmou Marquinho Seropédica.

Também prestigiaram o evento os secretários Fábio Cavalcante (Planejamento e Desenvolvimento Sustentável) eDSC_0031 Ademar Quintella (Ambiente e Agronegócios), além do presidente da ACIAPS e subsecretário de Indústria e Comércio Adriano Amaral e o subsecretário de Trabalho e Emprego Cláudio Fernandes.

O Programa de Artesanato do Rio de Janeiro visa identificar os artesãos, realizamos um cadastramento em Seropédica, daí surgiu à ideia do secretário de Trabalho e Emprego de realizarmos a 1ª Feira de Artesanato Amora de Seropédica. Queremos descobrir o que o Artesão de Seropédica tem a oferecer, qual é a identidade dele, se vive deste artesanato ou realiza esta atividade como complementação de renda. O Sebrae e a AgeRio são parceiras do Programa de Artesanato do Estado, através destes órgãos buscamos qualificar os Artesãos no que diz respeito ao aperfeiçoamento das peças e à gestão da atividade, agregando valores aos produtos e possibilitando a ampliação das atividades através de crédito a juros baixos oferecido pela AgeRio”, declarou Nea Mariozz.

DSC_0198De acordo com Marquinho Seropédica, secretário de Trabalho e Emprego, o cadastramento de Artesãos continua a ser realizado, para efetuá-lo basta comparecer à Casa do Artesão, situada na BR-465 (antiga Est. Rio-São Paulo) Nº 481 – Km 41, bairro Campo Lindo. O cadastro acontece de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, e exige apresentação de documentos pessoais e uma peça de sua confecção.

Através da parceria com o Governo do Estado estamos incentivando à atividade de Artesanato em Seropédica, o que gera empregos e renda para o município, e também solidifica o Artesanato como atividade geradora de desenvolvimento, além de servir como registro da história de Seropédica”, ressaltou o prefeito Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini