EM SEROPÉDICA CARDÁPIO DE MERENDA ESCOLAR É ESCOLHIDO POR ALUNOS

Secretaria de Educação disponibiliza escolha dentro de opções apresentadas pelo Departamento de Nutrição

Desde o dia 17 de Junho a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), vem realizando eleições em unidades escolares do município que visam democratizar a escolha do cardápio de merenda escolar. Através de consulta aos alunos, novas opções de gêneros alimentares estão sendo introduzidas no cardápio de merenda da rede municipal de Educação. O Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar (DNAE/SMECE) é o setor responsável por verificar a aceitabilidade das novas opções apresentadas aos alunos pela administração municipal.

A escola é um espaço privilegiado para a construção e a consolidação de práticas alimentares saudáveis, permitindo a construção de um modo de viver que permita melhores condições de saúde para o educando”, afirma a secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni.

Ao longo do mês são servidas pela Prefeitura de Seropédica nas unidades escolares, cerca de 177.000 refeições, entre café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, vale destacar que essas refeições fazem parte de um cardápio balanceado concebido pelo DNAE/SMECE, que está de acordo com as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, a SMECE mantém uma equipe de nutricionistas que trabalha exclusivamente na elaboração do cardápio, inserindo alimentos com os valores nutricionais necessários à boa composição da merenda escolar, garantindo a qualidade nutritiva das refeições.

“Nada mais democrático do que oferecermos a nossos alunos opções em relação ao cardápio de merenda escolar, afinal, bem alimentados a partir de um trabalho de nutrição sério realizado pela SMECE, sem dúvida o rendimento escolar se tornará melhor, assim como a estadia no ambiente escolar se tornará mais prazerosa. A partir da aceitação dos alunos novos alimentos estão sendo inseridos no cardápio, melhorando a qualidade da alimentação dos educandos e consequentemente diminuindo o desperdício de alimentos, já que a merenda é escolhida pelos próprios alunos”, destaca o prefeito de Seropédica Alcir Martinazzo.

Por Hudson Glória // Ana Paula Jacintho

Fotos: Arquivo Ascom/SMECE