EDUCAÇÃO DE SEROPÉDICA IMPLANTA PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS

Para se combater a violência, primeiramente, não há necessidade do uso da força ou de armas, em algumas situações necessita-se apenas do diálogo”, cita o prefeito Alcir Maritnazzo. Seguindo esta linha de pensamento, além de investir na Segurança através de parcerias que ampliam o efetivo policial no município e melhoram a estrutura de trabalho das instituições de segurança estaduais e municipais que atuam em Seropédica, a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), também trabalha na prevenção e combate às drogas, por exemplo, por meio da conscientização e aproximação entre a sociedade (principalmente crianças e jovens) e os agentes da Lei.proerd1

Em parceria com o Governo do Estado por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), a Prefeitura de Seropédica implantou em duas unidades educacionais do município, por intermédio da secretária Lúcia Baroni, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que foi implantado no Brasil pela PMERJ em 1992. Trata-se de uma adaptação “abrasileirada” do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), que surgiu em 1983.

proerd2Além de adicionarmos Cultura e Esporte ao Ensino, temos em nosso conceito de Educação mais um diferencial, que é a complementação das atividades educacionais com iniciativas que, de alguma forma, atuem em prol da inclusão social, neste caso especificamente, essa inclusão se dá através da aproximação entre nossas crianças e jovens com a Polícia Militar, que atua de forma a conscientizar os alunos da rede municipal de Educação no que diz respeito aos riscos sociais e de saúde ocasionados pelas drogas”, explica a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni.

O PROERD atua em 4 modalidades direcionadas a públicos distintos, são estas: 1 – Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; 2 – 5º ano do Ensino Fundamental; 3 – 7º ano do Ensino Fundamental e 4 – Pais e/ou Responsáveis. Em Seropédica a iniciativa funciona com foco nos alunos do 5º ano.

Inicialmente temos o PROERD implantando nas escolas municipais Olavo Bilac e João Leôncio, o programa teve uma aceitação muito boa por parte das comunidades nos entornos das unidades educacionais. Queremos conscientizar crianças e jovens sobre os perigos da utilização de drogas, além de melhorar a forma como a sociedade enxerga o Policial Militar, dando mais humanidade à figura do militar e tornando a comunidade uma aliada das forças policiais”, esclarece o prefeito Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Ana Paula Jacintho