CURSO “RURAL ABERTA PARA A 3ª IDADE” REALIZA FORMATURA EM SEROPÉDICA

Foi realizada na última sexta-feira (14) a formatura de 12 idosos do Núcleo da 3ª Idade de Seropédica, eles participaram do curso ‘Rural Aberta para a Terceira Idade’ (RURATI), oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através dos departamentos de Psicologia e de Educação Física, em parceria com a Prefeitura de Seropédica.

A mesa de formatura foi composta pela Magnífica Reitora Ana Dantas, pelo professor Antônio Gaborcci Bruno, pelo professor José Henrique dos Santos, pela professora Lana Fonseca, que é Pró-reitora Adjunta de Extensão, pela coordenadora da 3ª Idade Professora Lindaura Carvalho, e pela coordenadora do projeto “Rural Aberta à Terceira Idade” (RURATI), professora Suely Schustof.

Dezenas de convidados estiveram presentes para homenagear os formandos do Grupo da Melhor Idade de Seropédica, cada entrega do certificado criava uma emoção diferente e estampava à alegria na face de cada um, tanto dos formandos, como de convidados e componentes da mesa diretora do evento. Segundo a Professora Suely Schustof, cada entrega de diploma a fazia mais feliz, pois escutava as histórias de vida de cada formando, numa demonstração clara de carinho pelos idosos.

O RURATI tem por objetivo proporcionar as pessoas idosas o acesso à universidade em uma perspectiva de educação permanente, estimulando o cidadão idoso a encontrar outras formas de reinserção social e valorizarizando sua experiência de vida. O projeto se constitui em três áreas: educacional, saúde e cultura/lazer. Essas três áreas dividem-se em quatro módulos que se repetem ao longo dos quatro períodos, complementando informações que são específicas a cada um deles.

Suely Schustoff, professora de psicologia e coordenadora do programa, explica a proposta do projeto. “Nós valorizamos o contato intergeracional, que é uma coisa importantíssima. Mesmo que não se formem em nenhum curso,  muitas vezes, eles têm informações a respeito das mesmas disciplinas dos alunos da graduação”, disse.