CONSELHO DE SEGURANÇA REALIZA REUNIÃO ORDINÁRIA EM SEROPÉDICA

Comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar marca presença no encontro

Nesta quarta-feira (04) o Conselho Comunitário de Segurança de Seropédica (CCSS) se reuniu mais uma vez no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. As reuniões são abertas à população e têm como objetivo debater a respeito das demandas de segurança pública da cidade sob o ponto de vista dos moradores, dos comerciantes, das autoridades políticas e das forças de segurança.

2A reunião foi coordenada pelo presidente e pelo secretário do Conselho Comunitário de Segurança Adriano Amaral e Edvá de Brito, respectivamente, também estavam presentes o comandante e o subcomandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Cajueiro e Tenente Coronel Campos, respectivamente, além do comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Firmino.

O Conselho de Segurança tem ganhado força, notamos isso pelo aumento do número de pessoas em nossas reuniões. Esse encontro mensal tem o objetivo de democratizar o debate a respeito da segurança pública em Seropédica, aqui qualquer cidadão pode expor, diretamente às instituições aqui representadas, quais as necessidades de sua localidade no que se refere à segurança. Nossa próxima reunião será dia 02 de dezembro, convidamos toda população a comparecer”, afirma o presidente do CCSS Adriano Amaral.

Segundo dados apresentados pela Polícia Militar durante a reunião, desde que o atual comando assumiu as ações em Seropédica, o município, comparando-se os meses de setembro e outubro, teve uma redução de 20 para 12 no número de roubos de rua, de 10 para 4 em relação ao roubo de veículos e de 10 para 1 no que diz respeito a homicídios. Os policiais ressaltaram que a diminuição da criminalidade se deve, entre outros fatores, ao patrulhamento ostensivo realizado por 5 viaturas no período diurno e 4 viaturas durante a noite, além do trabalho de inteligência que vem sendo realizado.3

A Polícia Militar está à disposição dos cidadãos 24 horas por dia 7 dias por semana, porém, é importante que a população auxilie os órgãos de segurança na resolução dos problemas, seja por meio de denúncias anônimas ou comparecendo às reuniões do Conselho de Segurança para expor suas queixas”, enfatiza o Tenente Coronel Cajueiro, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar.

Além dos integrantes do Conselho Comunitário de Segurança, a Prefeitura de Seropédica também se fez presente na reunião sendo representada pelo coordenador municipal de Ordem Pública, Ivan Farias. O poder legislativo foi representando pelo vereador Oscar Goulart e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) enviou como representante o pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor César Da-Ros, também vale ressaltar a representação do sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, que foi realizada pela professora Darci Pereira.

Nossa secretaria de Ordem Pública atua em parceria com os órgãos de segurança estatais, a Prefeitura de Seropédica tem feito o máximo esforço para facilitar e estruturar o trabalho das polícias civil e militar em Seropédica. Por meio do diálogo amistoso entre Estado e Município estamos conseguindo aumentar o número do efetivo policial em Seropédica, diminuindo a criminalidade e atuando de maneira preventiva na maioria dos casos, o que evita maiores transtornos”, assegura o prefeito Martinazzo.

Qualquer cidadão que queira denunciar uma irregularidade pode entrar em contato através dos telefones da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (21) 3787-8318, da 4ª CIA de Polícia Militar (21) 3787-8274 e da 48ª Delegacia de Polícia (21) 3787-8985.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini