CIDADÃOS DE SEROPÉDICA ELEGEM NOVA EQUIPE DE CONSELHEIROS TUTELARES

Ministério Público Estadual e Prefeitura de Seropédica atuaram no processo eleitoral do último domingo (04)

3Em um processo eleitoral transparente o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Seropédica garantiram aos cidadãos do município o direito de escolherem os novos componentes da equipe de conselheiros tutelares da cidade, a nova equipe foi eleita no último domingo (04).

O MPRJ foi representado pelo Promotor de Justiça de Seropédica, Dr.º_DSC0046 Bruno Lavorato, que é o responsável pela Vara de Infância e Juventude, já a Prefeitura de Seropédica foi representada pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Neuza Cezário, que coordenou as duas equipes de funcionários da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos que trabalharam nos dois pontos de votação durante o processo eleitoral. Representando o CMDCA esteve o Presidente do Conselho, Miguel Jorge de Oliveira.

Compete à Administração Municipal, junto com o Ministério Público, que possui poder de fiscalização e intervenção, o dever de cuidar, fiscalizar e saber o retrato fiel de como as crianças e adolescentes da cidade estão sendo tratadas. Parabenizo a Prefeitura pela legitimidade do certame, o que se comprovou durante o processo eleitoral, já que não tivemos nenhum problema”, afirmou o Promotor de Justiça de Seropédica Dr.º Bruno Lavorato.

A apuração dos votos contou com a presença dos próprios candidatos e do vereador Professor Lucas, que_DSC0033 representou o Poder Legislativo Municipal.

Após a apuração o Promotor de Justiça Bruno Lavorato realizou um diálogo com a nova equipe do Conselho Tutelar, onde relatou, em síntese, às metas, estratégias e métodos de funcionamento que os órgãos responsáveis por lidarem com questões referentes à Criança e ao Adolescente devem seguir, ele também afirmou que em aproximadamente 2 anos de atuação no cargo, pôde verificar em Seropédica uma diminuição do número de crianças internadas em abrigos, uma melhoria na interligação entre os setores da Prefeitura que zelam pelos Direitos da Criança e do Adolescente, além de uma melhora em relação à demanda de evasão escolar.

2O grupo de trabalho que irá atuar no próximo biênio em Seropédica será composto, na ordem de classificação, do primeiro ao quinto colocado, pelos seguintes conselheiros tutelares: Thiago Rosa Assis de Oliveira (221 votos); Isidro da Costa Cassilhas (150 votos); Wanes Duarte de Souza (149 votos); Sileide Silva da Conceição (120 votos) e Marcos Aurélio de Castro Alves (106 votos). Em sexto lugar com 55 votos, não sendo eleita, ficou a candidata Odete Maria de Oliveira. Foram 805 votos, sendo 801 válidos e 4 votos em branco.

“A eleição aconteceu de forma tranquila, sendo respeitados os direitos de cada candidato e eleitor. Agradecemos a cada munícipe que veio exercer sua cidadania neste processo eleitoral, nosso desejo é que os novos conselheiros tutelares nos ajudem na luta por melhores condições para nossas crianças e adolescentes. A Prefeitura de Seropédica já vem empenhada em vencer esse embate, e com essa eleição, certamente ganha novos aliados”, enfatizou o prefeito Martinazzo._DSC0028

Segundo o presidente do CMDCA, Miguel Jorge de Oliveira, no dia 08 de janeiro os novos conselheiros tutelares irão assinar o termo de posse, e tomarão posse efetiva do cargo no dia 10 de janeiro. “Como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente só tenho a agradecer. O processo eleitoral foi bem organizado pela Prefeitura e o Ministério Público esteve presente para fiscalizá-lo, tudo ocorreu dentro da legalidade e presenciamos um certame imparcial. Agora, pós-eleição, temos que nos unir e começar a trabalhar”, falou._DSC0009

Os pontos de votação foram a sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), no centro da cidade, e a Escola Municipal João Leôncio, no bairro Dom Bosco.

_DSC0050O trabalho conjunto entre o Ministério Público, a Prefeitura de Seropédica e o Conselho Tutelar é extremamente importante para alcançarmos resoluções no se referem aos problemas ligados à infância e juventude. Este processo eleitoral é mais um exemplo da transparência e seriedade com que a Prefeitura de Seropédica trata as questões relevantes para os cidadãos seropedicenses”, disse Neuza Cezário, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Texto e Fotos: Hudson Glória