CAPACITANDO NOSSOS PROFISSIONAIS

Ministério do Esporte promove curso para Monitores do Projeto Esporte na Escola

 

DSC_1076 - CopiaO último fim de semana (22 e 23) não foi de folga para os profissionais que trabalham no Projeto Esporte na Escola, os monitores que atuam no município de Seropédica se reuniram com outros orientadores das cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí para participarem do Curso de Extensão Esporte na Escola, promovido pelo Ministério do Esporte. A atividade aconteceu no CIEP 496 – Maestro Francisco Manhaes, em Itaguaí. Cada formação dura dois meses, são abertas novas turmas regularmente, sempre com conteúdos específicos.

O Governo Federal, através do Ministério do Esporte, promove atividades de capacitação continuamente, sempre de maneira regional, a junção das cidades citadas forma o pólo Costa Verde, assim como é denominada a região onde estão localizados esses municípios. O objetivo do encontro foi expor a estes profissionais novas técnicas e mudanças de percepção a respeito do trabalho que vem realizado. O Projeto Esporte na Escola é uma integração entre os programas “Segundo Tempo” e “Mais Educação”.IMG_1337 - Copia

Essa é uma parceria entre os Ministérios da Educação e do Esporte. O Programa Mais Educação está presente em todo o território nacional, nessa região estamos realizando duas ações através desta parceria, uma destas é a contribuição de R$ 70.000.000,00 para a compra de materiais para as escolas, a outra, é a execução de cursos presenciais para os monitores que trabalham com o Esporte dentro do Programa Mais Educação. Foram dois dias de atividades teóricas e práticas que continuarão à distância, buscamos qualificar nossos monitores para que executem um trabalho cada vez melhor em prol das 3,5 milhões de crianças atendidas, afirmou Wagner Matias, representante do Ministério do Esporte.

DSC_1070 - CopiaEsta integração tem como objetivos: Promover a inclusão social através da minimização das desigualdades e da discriminação, sejam de quaisquer tipos; oferecer conhecimentos e vivências da prática esportiva aos alunos, de forma lúdica e inclusiva; ampliar o tempo de permanência dos alunos nas unidades escolares; fortalecer hábitos e valores que enriqueçam a formação da cidadania dos alunos; ampliar o nível de conhecimentos dos alunos sobre a prática esportiva e suas relações com a cultura, educação, saúde e vida ativa; além de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Procuramos acolher da melhor maneira todos os profissionais, para que o curso atingisse o maior nível de aproveitamenteo possível, cuidamos de todos os detalhes para proporcionar o maior conforto aos presentes, tanto no que se refere às instalações quanto aos recursos para a execução das oficinas”, disse Paulo Braga, coodenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí.

O município de Seropédica foi representado pelo Subsecretário de Esporte, Alexandre Rafael. A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica, Lúcia Baroni, falou a respeito da capacitação. “Esses profissionais lidam diretamente com nossos alunos, por isso damos total apoio às iniciativas que visem ampliar a capacidade profissional de nossos monitores”, disse. DSC_1080 - Copia

Texto: Hudson Glória

Fotos: Hudson Glória/Levi Oliveira