AUDIÊNCIA PÚBLICA TRAÇA RUMOS DA BR-465

CONCIS, DNIT, vereadores e população debatem a respeito da revitalização da antiga Rio-São Paulo

Na tarde da última quarta-feira (09) representantes da Prefeitura de Seropédica, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Embrapa, Pesagro e da sociedade civil estiveram reunidos no auditório da Câmara Municipal de Seropédica para debaterem com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) sobre o projeto de revitalização da BR-465.

DSC_0975 - CopiaO Debate foi uma solicitação do Conselho da Cidade de Seropédica (CONCIS), representado à mesa pela Presidente em exercício, que também foi a mediadora da conferência, Maria José Sales, pela Reitora da UFRRJ, Ana Maria Dantas, e por representantes da Embrapa e Pesagro, Rosângela Straliotto e Marineide Pampolha, respectivamente.

A atuação do CONCIS se refere ao desenvolvimento do município, consequentemente à melhoria da qualidade de vida da população. Atuamos dessa forma em relação às questões referentes à regulamentação fundiária, e agora estamos engajados no projeto de revitalização da BR-465”, salientou a Presidente do CONCIS, Maria José Sales.DSC_0977 - Copia

À mesa também estavam presentes os representantes do Poder Legislativo Municipal, vereadores Oscar Goulart e Max Goulart, o Secretário Executivo da Prefeitura de Seropédica, David Maciel, que representou o Prefeito Martinazzo, o representante do DNIT, Arlei DSC_0976 - CopiaCardoso, o Presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Maracanã, José Azevedo e o representante da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (Aciaps), Fausto Foutner.

É importante que a sociedade conheça previamente o projeto, desta forma todos poderão se preparar para o impacto das intervenções, sejam sociais, econômicos ou estruturais. Esperamos que essa obra melhore à qualidade de vida dos nossos munícipes”, declarou David Maciel.

Segundo os engenheiros do DNIT as obras serão realizadas ao longo de 23 quilômetros da estrada, iniciando-se na praça deDSC_0982 - Copia pedágio localizada no bairro Santa Sofia e sendo finalizadas no acesso à Avenida Brasil, no quilômetro 32, pertencente ao município de Nova Iguaçu. Ainda de acordo com os executores da revitalização, serão realizadas à restauração do piso, ampliação da largura da pista de 7m20cm para 14m40cm (duplicação) em alguns trechos, implantação e alargamento de acostamentos, além da construção de retornos e um novo viaduto sobre a linha férrea. A obra foi orçada em R$ 42.000.000,00 e terá a duração de 2 anos.

Essa obra trará alguns avanços, mas precisamos de medidas mais sérias e definitivas, por isso a UFRRJ está colaborando com essa discussão”, afirmou a Reitora da UFRRJ, Ana Maria Dantas.

DSC_0973 - CopiaApós a apresentação do projeto os espectadores puderam fazer perguntas aos engenheiros, ampliando o número de questões a serem debatidas. Ao final do debate ficou acordado entre as partes àDSC_0984 - Copia realização de uma nova reunião, que acontecerá na próxima segunda-feira (15), às 09h, na Câmara de Vereadores de Seropédica.

Tenho certeza que essa audiência foi muito proveitosa, pois a BR-465 impacta de forma direta à dinâmica social e econômica de Seropédica”, disse o vereador Oscar Goulart.

Texto: Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira