ATENÇÃO PRODUTORES RURAIS: CONTINUA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

A prefeitura de Seropédica, através da secretaria de Ambiente e Agronegócios iniciou no último dia 04 a campanha de vacinação contra Febre Aftosa. A campanha acontece todos os anos, nos meses de maio e novembro, com intuito de proteger os animais e garantir que os produtores do município continuem produzindo. Em Seropédica o secretário de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella, e uma equipe de vacinadores, iniciaram a vacinação na localidade de Nazareth, na propriedade da produtora Sandra Medeiros Vidal.

A prefeitura adquiriu 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa e disponibiliza vacinadores e médico veterinário para imunização do gado bovino. O proprietário com até 70 cabeças terá a imunização gratuita, além dessa quantidade o produtor deverá adquirir a vacina.

Após a vacinação a propriedade atendida receberá o comprovante de realização de vacinação contra a febre aftosa e o documento preenchido será encaminhado para o Núcleo de Defesa Sanitária, órgão controlador da vacinação do rebanho bovino em todo estado do Rio de Janeiro. “É muito importante que todos vacinem seus rebanhos, de forma a garantir a condição de região livre de aftosa, com animais vacinados. Se for perdida esta condição, todos ficarão prejudicados, pois estarão impedidos de vender os animais para corte e comercializar o leite”, destacou Ademar Quintella.

A segunda etapa da campanha acontece em novembro, é preciso fazer a vacinação dos animais nas duas fases para não sofrer sanções previstas em lei, em caso de não ser feita a vacinação a propriedade ficará sem poder comercializar ou transportar qualquer animal.

A emissão da Guia de Transito Animal (GTA), documento necessário à transferência de animais entre municípios ou propriedades, somente será concedido ao produtor rural que comprovar a vacinação contra febre aftosa nas campanhas.

Maiores informações podem ser obtidas no posto agropecuário montado acima da agência da Caixa Econômica federal, no centro da cidade (Av. Ministro Fernando Costa, nº 1000,  2º andar) .