ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SEROPÉDICA ENCONTRA ANDARILHO SUMIDO HÁ 40 ANOS

Prefeitura de Seropédica promove reencontro entre andarilho e familiares

 

O Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Seropédica, assim como as unidades de outros municípios, é o setor da Prefeitura de Seropédica que oferece serviços especializados e contínuos a famílias e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social, como: situações de risco social e pessoal associados ao uso de drogas; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto; tráfico de pessoas e, entre outras coisas, violência física, psicológica e social. O Creas é uma repartição da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Emprego (Smasdhte).

2 (21)No início do mês de agosto uma equipe do Creas Seropédica encontrou pelas ruas do município um senhor que há 10 anos perambulava pela cidade, ao abordarem Ricardo Rodrigues Ferreira, de 57 anos, os integrantes da equipe técnica da Smasdhte descobriram que o transeunte estava há 40 anos desaparecido para a família. Após um diálogo inicial, o homem foi encaminhando para uma das unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município, sendo devidamente avaliado e medicado de acordo com suas necessidades iniciais.

Desde o dia 06 de agosto o Srº Ricardo encontra-se em um abrigo do município, tendo sido visitado inicialmente por sua sobrinha Ana Cristina, já na última semana, outros membros da família também visitaram o ex-andarilho e se comprometeram a visitá-lo regularmente, visto que no abrigo ele terá profissionais capacitados para melhor atendê-lo.

IMG-20160808-WA0012Mais uma vez comprovamos que o trabalho social bem realizado pode mudar vidas, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem transformado a história de muitas famílias. Estamos promovendo um resgate da cidadania e da dignidade humana, o que pode proporcionar mudanças positivamente significativas na vida de qualquer ser humano”, afirma o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.

De acordo com a titular da Smasdhte, a secretária Neuza Cezário, está entre as funções do Creas à construção de espaços para acolhimento de pessoas e o fortalecimento de vínculos familiares e/ou comunitários, sempre com o objetivo de priorizar a reconstrução das relações familiares, permitindo a superação da situação encontrada.

Por Hudson Glória

Fotos: Jonny Calderini