APRESENTAÇÃO FINAL DO PROJETO VOZES DE APRENDIZES É REALIZADA EM SEROPÉDICA

Projeto da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte insere a música no contexto escolar

 

Mais uma vez a população de Seropédica foi surpreendida com o talento de alguns alunos da rede pública municipal vozes 4de ensino, nesta segunda-feira (07) o Anfiteatro Gustavo Dutra, na UFRuralRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), recebeu a apresentação final do projeto “Vozes de Aprendizes”, que é uma iniciativa da Prefeitura de Seropédica por meio da coordenação pedagógica de Música da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE).

vozes 6Segundo a coordenadora Pedagógica de Música da SMECE, Andressa Santos, esta edição do projeto teve como tema a Bossa Nova, que foi um movimento da música popular brasileira do final dos anos 50, derivado do samba e com influências do jazz. O cenário das apresentações teve sua decoração baseada nos artistas e costumes da época ao qual surgiu o movimento.

Ao todo foram realizadas seis apresentações, as músicas “Fico assim sem você”, da dupla Claudinho e Buchecha;vozes 11 “Azul da Cor do Mar”, do cantor Tim Maia; “Garota de Ipanema”, do cançonetista Tom Jobim; “Codinome Beija-flor”, do ícone pop Cazuza; “Maria Maria”, da marcante Elis Regina e, “É com ela que eu estou”, do sertanejo Cristiano Araújo, foram interpretadas pelos alunos da rede municipal de Ensino, Lorena, Marcos, Yago, Mila, Guilherme e Cassiane, respectivamente. As canções foram gravadas e transformaram-se no CD “Tributo aos que se foram”, que foi produzido pela Prefeitura de Seropédica e doado pela SMECE como brinde aos espectadores.

Como participações especiais também se apresentaram no evento a Banda Municipal de Volta Redonda, o “Quarteto vozes 10de Cordas” Prelude, que realiza apresentações de música instrumental, e a coordenadora Pedagógica de Música da SMECE, Andressa Santos, que cantou o sucesso “I Will Always Love You”, da cantora Whitney Houston.

Ensino, Cultura e Esporte são as bases da Educação em Seropédica, portanto, promover atividades culturais que mobilizem os alunos e a comunidade é de extrema importância para o cumprimento do nosso Projeto-Político-Pedagógico (PPP). Temos que ampliar a visão dos nossos jovens, por isso promovemos, através de diversas iniciativas distintas, atividades que influenciam o contexto educacional ao mesmo tempo em que promovem contrapartidas sociais”, disse o prefeito Martinazzo.

Vozes 1A subsecretária de Ensino e o subsecretário de Planejamento e Orçamento da SMECE, Eliana Cristina e André José, compareceram ao evento representando à secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni.vozes 8

O projeto Vozes de Aprendizes é um dos orgulhos da nossa secretaria, além de inserirmos a música no contexto escolar, o que influencia positivamente o processo educacional, também incentivamos a descoberta de novos talentos do meio musical em Seropédica. É essencial oferecermos à comunidade escolar e a população oportunidades de lazer que se enquadrem dentro do nosso conceito de Educação, que engloba Ensino, Cultura e Esporte”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni.

Por Hudson Glória

Fotos: Brunno Rangel