ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PREVENIR DOENÇAS

A alimentação saudável e a prática esportiva são as principais armas para se garantir uma vida sadia, por isso, torna-se necessário doutrinar crianças e adultos de forma que estes se alimentem de maneira correta, ingerindo alimentos nutritivos e praticando exercícios físicos, ou, no caso das crianças, até mesmo atividades recreativas.

Na manhã desta terça-feira (04), a Prefeitura de Seropédica foi contemplada com a apresentação do Programa de Educação em Saúde, trata-se de um projeto piloto que está sendo implementado nas unidades públicas de ensino pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), que é um órgão do Ministério da Saúde. A Escola Municipal Gilson Silva foi a primeira unidade escolar do Estado do Rio de Janeiro a receber os Médicos e Enfermeiras que participam do projeto.

IMG_9925 - CopiaO “Educação em Saúde” abrange diversas áreas, um de seus segmentos é o “Programa Fortalecer – Quero ser Grande e Forte”, que busca informar, de forma lúdica, o que as crianças devem fazer para crescerem fortes e saudáveis. Essas informações são separadas em 10 diferentes áreas, chamadas de “Dez Mandamentos”, são estes:                           1 – Alegria ilumina e cura; 2 – Com uma boa postura ninguém me segura; 3 – Fit; 4 – Segurança não é brincadeira; 5 – Você é o que você come; 6 – Sol na medida certa;          7 – De noite na cama; 8 – Respeito à diversidade; 9 – Eu me amo e me cuido e 10 – Sou verde.

Fazem parte do Programa Fortalecer 6 personagens que auxiliam o aprendizado das crianças, são estes: Juba, um menino obeso e comilão que detesta fazer exercícios físicos e adora jogos eletrônicos; Leo, que adora jogar futebol e soltar pipa; Luli, uma menina vaidosa que quer ser bióloga para cuidar das plantas e dos animais; Os irmãos Roda-Roda, Bela e Rui, que são gêmeos estudiosos e criativos que têm rodas no lugar das pernas e por isso são mais rápidos que as outras crianças; e Valente, um cão vira-lata que acha que é leão e simboliza a autoestima, ele é corajoso, decidido e persistente, e o que mais quer na vida é proteger seus amigos, juntos estes personagens formam a Turma do Valente.

Segundo a Coordenadora de Planejamento do INTO, Dr.ª Germana Bahr, além de incitar os bons costumes no que diz respeito à alimentação, a iniciativa também busca promover o gosto pela prática esportiva devido ao fato no número de crianças com Osteoporose estar aumentando, essa doença pode ser prevenida através da prática de atividades físicas, o que consequentemente diminuiria o número de atendimentos do INTO no que se refere a este tipo de enfermidade.IMG_9937 - Copia

As crianças se alimentam de maneira errada e não praticam exercícios físicos, esse é um quadro nebuloso, por isso esse projeto busca um resultado a longo prazo. Vemos, por exemplo, muitos idosos que chegam ao INTO com a necessidade de colocar próteses, atualmente temos uma fila de 14.000 pessoas, queremos que esses números diminuam, por esse motivo temos que investir em uma mudança de mentalidade em relação às crianças, com ações preventivas que abordem Educação e Saúde. A forma como você vai envelhecer tem tudo haver com seu modo de vida desde a infância”, afirmou Germana Bahr.

Para aprender um pouco mais sobre alimentação saudável e qualidade de vida, acesse: www.facebook.com/turmadovalente, www.fortalecer.into.saude.gov.br e www.idec.org.br/agitese

 

Texto e Fotos: Hudson Glória