VAGAS ABERTAS PARA CURSOS DO PRONATEC EM SEROPÉDICA

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como Pronatec, está em vigor desde 2011 por meio da Lei 11.513/2011. O projeto tem como objetivo expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino médio público. De 2011 a 2014 foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Em Seropédica existem vagas abertas para os cursos de Regente de Coral e Assistente de Produção Cultural, as inscrições devem ser realizadas no Centro Cultural de Seropédica (CCS), que fica no quilômetro 52 da ant. Estrada Rio-São Paulo (BR-465) nº 2885, próximo à Praça de Pedágio. As inscrições se encerram na próxima segunda-feira, 14 de setembro.

Para efetuar a inscrição é necessário levar CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e 2 fotos (3×4). Os certificados de conclusão dos cursos serão conferidos pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), CTUR (Colégio Técnico da UFRRJ) e Pronatec.

Precisamos qualificar nossa população, sobretudo os mais jovens, os cursos do Pronatec auxiliarão muitas pessoas que carecem de qualificação profissional. Com a chegada das empresas a oferta de empregos se elevou, porém, para garantir uma vaga no mercado de trabalho é preciso qualificação, por isso estamos oferecendo essa oportunidade aos moradores de Seropédica, por meio de parcerias com a União e com o Governo do Estado“, afirmou o Prefeito Martinazzo.

O público alvo do Pronatec são jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda, os cursos são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica. As instituições do sistema S, como o Senai, Senat, Senac e Senar, também oferecem cursos. Desde 2013, instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes de cursos do Programa.

 “Além das atividades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura, o CCS está aberto para receber outras atividades que beneficiem a população, como neste caso. Mais uma vez fica demonstrada a importância de termos em nosso município um local como o Centro Cultural de Seropédica, onde Educação e Cultura caminham juntas”, declarou entusiasmada a secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni.

Por Hudson Glória

Foto: Levi Oliveira