SMECE DEFINE DIRETRIZES CURRICULARES PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SEROPÉDICA

A rede municipal de Educação de Seropédica encontra-se em um momento inédito e importante de sua história, trata-se da construção do Currículo da Rede de Ensino do município, elaborado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), que se estende desde a Creche aos Anos Finais, passando pelo Ensino Fundamental. Os tópicos a serem incluídos nesse currículo são abertos às opiniões de professores e diretores da rede.

A construção deste Currículo é de suma importância, uma vez que o Sistema de Ensino precisa ter sistematizados seus objetivos e qual o tipo de ser social quer formar, e partindo destas características definir a forma criativa, os conhecimentos, as habilidades e os valores que serão trabalhados nos diferentes níveis de ensino. O objetivo desta sistematização visa fazer com que todo o corpo docente trabalhe de forma homogênea para atingir as metas estabelecidas e impedir falhas na formação dos alunos.

As medidas citadas acima buscam garantir ao educando o acesso significativo aos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados pela humanidade, desenvolvendo habilidades cognitivas e capacidades reflexivas, portanto, sendo capaz de produzir novos conhecimentos, interagindo no meio social em que vive.

Segundo os conceitos do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Seropédica, essa interação deverá se sustentar em valores éticos e morais, que levem o sujeito a considerar, respeitar e valorizar as diversidades, sociabilizando-se por meio da percepção de sua interdependência com a natureza e a cultura e sentindo-se um ser essencial na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

O 1° Fórum de Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Seropédica acontecerá no dia 27 de março, no Centro de Referência de Alfabetização Eulália Cardoso de Figueiredo, que fica localizado na rua Enedino Tavares S/Nº,bairro Vera Cruz (km 42). Segue abaixo a programação:

Manhã (Início às 09h) – Temas: Educação Infantil; Alfabetização, 4° ano; 5° ano; Classe Especial; Ensino Religioso e Filosofia.

Tarde (Início às 14h) – Temas: Artes; Matemática; Língua Portuguesa; Geografia; História; Educação Física; Língua Estrangeira e Ciências.