SEROPÉDICA TEM NOVA UTI MÓVEL À SERVIÇO DA POPULAÇÃO

A população de Seropédica tem a seu dispor duas ambulâncias disponibilizadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além das duas Unidades de Suporte Básico (USB), a população também pode contar uma Unidade de Suporte Avançado (USA), mais conhecida como UTI móvel.

Segundo o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, a Prefeitura de Seropédica buscawhatsapp-image-2016-09-21-at-10-13-28 oferecer equipamentos em boas condições e capacitação aos socorristas, atualizando periodicamente às técnicas de salvamento. O Samu/Seropédica possui 26 profissionais de saúde treinados. Nesta segunda-feira (19), o coordenador do Samu/Japeri, Antônio Alves Barreto, e o coordenador do Samu/Seropédica, Gilvan Teles, ministraram mais um treinamento que abordou o técnicas de uso correto dos equipamentos da UTI Móvel.

whatsapp-image-2016-09-21-at-10-13-28-1Estar bem capacitado é importante na hora de realizar um salvamento, o curso busca garantir a prestação de bons serviços à população por parte dos socorristas do Samu, tanto de Seropédica quanto de Japeri, municípios parceiros no que se refere à Saúde. Todas as equipes têm de estar preparadas ao máximo quando a situação envolver a salvação de uma vida”, disse o Dr.º César Cilento.

Por meio de uma pacto entre Prefeituras firmado no mês de julho, os municípios de Seropédica e Japeri estão se ajudando no que diz respeito à Saúde. O acordo foi firmado em uma solenidade que contou com a presença dos prefeitos Alcir Martinazzo (Seropédica) e Ivaldo Barbosa – Timor (Japeri), e também dos secretários de Saúde Dr.º César Cilento (Seropédica) e Fabiano Brun (Japeri), além do procurador do município de Japari, Humberto Mota, e dos subsecretário de Saúde de Seropédica Juberto Júnior.

Através desse pacto que visa melhorar o atendimento de Saúde em ambos os municípios, por meio da colaboração mútua, a Prefeitura de Japeri disponibilizou ao município de Seropédica uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel. A ambulância possui Desfibrilador e Aparelho de Intubação e Oxigenação Automática, o automóvel também é equipado com sistema de GPS e sensor de ré para facilitar a condução.

Em meio a situações de crise, como se encontra o Brasil, temos que buscar soluções criativas para atendermos às necessidades da população. Por meio da UTI Móvel teremos melhores condições de trabalho e, consequentemente, maiores chances de finalizarmos com sucesso nossas ocorrências, ou seja, será mais fácil salvarmos vidas, mesmo em situações de maior gravidade”, comemora o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini