SEROPÉDICA TEM AÇÃO DE SAÚDE NO ‘DIA MUNDIAL SEM TABACO’

Prefeitura busca conscientização e oferece tratamento gratuito Anti-tabagismo

As ações da Prefeitura de Seropédica no que tange à Saúde não se restringem aos investimentos em qualificação profissional e infraestrutura. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) também vem realizando ações que visam conscientizar a população no que diz respeito à prevenção de inúmeras doenças ou ao combate de substâncias malignas ao organismo humano, como por exemplo, o Tabaco.tabaco1

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem o dia 31 de maio como uma data estratégica no combate ao tabagismo. Nesta terça-feira (31) são realizadas, mundialmente, ações que fazem parte do “Dia Mundial Sem Tabaco”, essas ações visam conscientizar a população, bem como às gerações futuras, sobre as consequências patológicas coletivas e individuais, além de características negativas nos âmbitos social, ambiental e econômico, ocasionadas pela utilização do Tabaco e da exposição a essa substância. Vale destacar que o consumo de Tabaco é uma das principais causas de doenças e mortalidade prematura no mundo.

Em Seropédica, a Prefeitura oferece tratamento anti-tabagismo gratuito à população nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Campinho de Areia, Piranema, Canto do Rio e Parque Jacimar (Km 42), e como parte das ações do “Dia Mundial Sem Tabaco”, a SMSDC está realizando nesta terça-feira (31) uma ação de conscientização na Praça Nildo Romano, no centro de Seropédica.

tabaco2Infelizmente o Tabaco ainda é responsável por muitas mortes no mundo, mas através de ações que visam conscientizar os cidadãos, aliadas ao tratamento gratuito que é oferecido pela Prefeitura, em Seropédica esperamos reduzir significativamente o número de mortes ou doenças ocasionadas pelo consumo ou exposição ao Tabaco. Atualmente, segundo dados de nossa Secretaria de Saúde, a taxa de pacientes que participam do Programa Municipal Anti-tabagismo e abandonam o hábito de fumar, é de 70%”, explica o prefeito de Seropédica Alcir Martinazzo.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) José Alencar Gomes da Silva é o órgão responsável pela divulgação e elaboração do material técnico necessário para subsidiar as ações Anti-tabagismo em nível municipal, estadual e federal, sendo também a entidade responsável pela coordenação do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT).

Conforme ressalta o secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, Dr.º César Cilento, o evento realizado na Praça Nildo Romano busca conscientizar a população dos riscos que o Tabaco proporciona ao seres humanos, inclusive para os chamados “fumantes passivos”, que são pessoas que não fumam, mas que por freqüentarem os mesmos ambientes que os fumantes, acabam tendo a Saúde prejudicada.

De acordo com dados da OMS, todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas morrem devido à contração de doenças relacionadas ao consumo de Tabaco, vale ressaltar que destas pessoas, 600.000 não são fumantes, e falecem por causa da exposição aos efeitos nocivos do Tabaco. Segundo estimativas da organização, se ações mais efetivas não forem realizadas, até 2030 o número de falecimentos pode aumentar para 8 milhões.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini