SEROPÉDICA PARTICIPA DO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO COMITÊ TERRITORIAL DO RIO DE JANEIRO

IMG_3963No dia 16 de dezembro (terça-feira) aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) o IIIIMG_4072 Seminário de Educação Integral do Comitê Territorial do Rio de Janeiro. O evento teve como tema: “Quando a Educação vai além da sala de aula” e contou com a presença de personagens importantes da área de Educação, como a Professora Dr.ª Jaqueline Moll, uma das idealizadoras do Programa Mais Educação e ex-diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC, e o Prof.º Dr.º em Filosofia e História da Educação, César Nunes, dentre outros palestrantes.

Temos que ampliar e reinventar o tempo de ensino e a estrutura das escolas, a escola tem que mostrar as variedades e consolidar direitos, rompendo a visão de castas, tão comum na sociedade brasileira”, afirmou Jaqueline Moll.

IMG_4055A Prefeitura de Seropédica foi representada pelas Coordenadoras dos programas Mais Educação e Escola Aberta no município, Marinete Santana e Alessandra Moreira,IMG_4136 respectivamente, ambas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), que representaram à Secretária Lúcia Baroni.

A Escola Moderna deve combater o fuzilamento das subjetividades, deve ensinar a cultura humana de forma integral”, declarou César Nunes.

O evento teve a participação da Orquestra da Maré, formada por jovens do Projeto Estrada Cultural, que ensina música clássica para crianças e adolescentes das comunidades do Complexo da Maré. Os músicos abriram IMG_3906o Seminário ao som de sucessos do cinema como 007, Superman, Rocky, Missão Impossível, entre outros. Também foi apresentando um vídeo demonstrando os resultados positivos dosIMG_4121 programas de Educação Integral na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva, em Porto Alegre.

As lutas diárias não teriam sentido senão fossem movidas por um objetivo comum, é preciso continuarmos juntos e contagiarmos cada vez mais pessoas”, disse Christiane Rosa, representante do Grupo Gestor do Comitê.

IMG_4063Texto: Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira