SEROPÉDICA PARTICIPA DO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA

Secretários e Gestores Municipais se reuniram para definir diretrizes da Região Metropolitana

 

Na última terça-feira (26) o Subsecretário de Indústria e Comércio de Seropédica, Fábio Cavalcante, esteve no município de Nova Iguaçu participando da reunião do Fórum de Secretários e Gestores Municipais de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Região Metropolitana – Baixada Fluminense, onde foi eleita a nova direção do Fórum. Na ocasião o Subsecretário também representou o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável do município, Manoel Bulhosa.2 (2)

Foram eleitos, como novo Presidente do Fórum, Júlio César Teixeira de Oliveira (secretário de Emprego e Renda de Nilópolis), novo Vice-Presidente, Fábio Cavalcante (subsecretário de Indústria e Comércio de Seropédica), e novo Secretário-Geral, Jorge Gonçalves da Silva (secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo de Duque de Caxias). O responsável por gerir a Região Metropolitana do Rio de Janeiro é o Diretor Executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro.

Seropédica está crescendo, nunca tivemos tanta visibilidade quanto hoje, nosso crescimento nos credenciou a sermos convidados a fazer parte da direção deste Fórum. Continuaremos trocando experiências e cada vez mais unindo forças em prol do desenvolvimento da Região Metropolitana. De imediato temos a preocupação com o crescimento desorganizado em torno do Arco Metropolitano (BR-493), por isso, já temos em andamento um estudo participativo dos Planos Diretores dos municípios da região”, disse Fábio Cavalcante, novo Vice-Presidente do Fórum de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Região Metropolitana – Baixada Fluminense.

DSC_0043O objetivo do Fórum é fortalecer a estrutura produtiva da Baixada Fluminense, o que ampliará a oferta de empregos, a renda e a base de arrecadação pública municipal para as respectivas Prefeituras, porém, a perspectiva da Conferência não fora discutir exclusivamente questões econômicas, baseando-se no fato de que o dinamismo econômico dependerá também da existência de infraestrutura e de políticas urbanas, sociais e de meio ambiente que levem ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do estado.

A participação de Seropédica neste Fórum é imprescindível, pois implica diretamente no desenvolvimento econômico da cidade. A unificação dos municípios da Baixada Fluminense em busca de melhorias e dos investimentos necessários à Região Metropolitana auxiliará cada município a sanar suas necessidades específicas, baseando-se nas características estruturais, econômicas, ambientais e sociais de cada localidade”, ressaltou o Prefeito Martinazzo.

Embora já fizesse parte do Fórum, o município de Seropédica, a partir de agora, terá voz ativa no que diz respeito às decisões que afetem efetivamente à cidade e a região, fato que pode auxiliar Seropédica no desenvolvimento do conceito de sustentabilidade adotado pela gestão do Prefeito Martinazzo.

Durante o Fórum foram apresentados indicadores econômicos e sociais dos municípios da Baixada Fluminense, demonstrando a realidade de cada cidade. Essas informações são essenciais para os Gestores Públicos, que a partir delas, baseiam as tomadas de decisão e direcionam os investimentos realizados em seus respectivos municípios”, afirmou Manoel Bulhosa.