SEROPÉDICA CELEBRA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COM DESFILE CÍVICO

Embora a Independência do Brasil seja comemorada no dia 7 de setembro, o Desfile Cívico de Seropédica, em comemoração aos 193 anos da independência, aconteceu nessa sexta-feira (04). O Ato solene, com a presença de diversas autoridades, foi iniciado às 08h, no Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para maior conforto do público a Prefeitura de Seropédica providenciou a instalação de arquibancadas, banheiros químicos, postos de distribuição de água e informações, além de uma área reservada a pessoas com deficiência nas proximidades da área principal do desfile.11994126_1161439253872743_493191069_o

Marcaram presença na solenidade representando a administração municipal, o Prefeito Martinazzo, as Secretárias Municipais Lúcia Baroni (Educação, Cultura e Esporte); Tânia Antunes (Administração) e Neuza Cezário (Assistência Social e Direitos Humanos), os Secretários Municipais Mauro de Britto (Governo); Walter Carneiro (Finanças); Caio Ferreira (Obras); Fábio Cavalcante (Planejamento e Desenvolvimento Sustentável); Ademar Quintella (Ambiente e Agronegócios); Thiago Ribeiro (Comunicação, Turismo e Eventos); Marquinho Seropédica (Trabalho e Emprego); Anderson Medeiros (Segurança e Ordem Pública); César Cilento (Saúde e Defesa Civil) e Daca Bananeiro (Serviços Públicos).

11993161_1161438370539498_1291214519_oO tema do Desfile Cívico foi “Contos de Fadas e Fantasias”, a intenção da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) foi que cada instituição a desfilar pudesse escolher um autor brasileiro de renome para homenageá-lo. “O tema visa mostrar como os contos ampliam a imaginação, o conhecimento, trabalham condutas e valores humanos através dos clássicos, além de estimularem a criatividade e a imaginação”, declarou Lúcia Baroni.

O Desfile teve a participação de alunos das creches, escolas municipais, estaduais e privadas, dos Núcleos da 3ª Idade, da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SEMOP) por meio do GTO (Grupo Tático Operacional), que desfilou apresentando ao público as novas fardas, além de outras entidades públicas. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil prestou apoio através do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a SEMOP disponibilizou, além do GTO, um efetivo da Guarda Municipal para trabalhar no evento.

Ainda representando o Poder Executivo Municipal, participaram da cerimônia o Procurador e o Controlador Geral do Município, Harley Siquara e Gecimar Aragão, respectivamente, já em representação ao Poder Legislativo de Seropédica estiveram presentes os Vereadores Oscar Goulart; Dedé Bananeiro e Luciano DJ. Representando instituições militares marcaram presença o Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros André Morgado e o Capitão Castilho, do Depósito Central de Munição do Exército Brasileiro. O Vice-reitor da UFRRJ Eduardo Calado esteve presente em representação à Reitora Ana Maria Dantas.DSCN0607

Ampliar nos cidadãos o sentimento de patriotismo, sejam crianças ou adultos, é imprescindível para a construção de uma nação mais igualitária e próspera, por isso, fortaleceremos ainda mais a tradição do Desfile Cívico. É gratificante ver o esforço das instituições para proporcionarem um belo espetáculo ao público. Viva aos 193 anos da Independência do Brasil”, comemorou o Prefeito Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira/Luiz Calderini