SEMANA GLOBAL DE EMPREENDEDORISMO ELEVOU CONHECIMENTO DE EMPRESÁRIOS EM SEROPÉDICA

Parceria entre Prefeitura e instituições promoveu oficinas e palestras gratuitas para empresários e empreendedores

 

_dsc02991No último sábado (19) a Associação, Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (ACIAPS) de Seropédica recebeu em evento da Semana Global de Empreendedorismo. O tema do evento foi “Conexões que transformam cidades”, e a iniciativa aconteceu devido a uma parceria entre a Prefeitura de Seropédica, a ACIAPS, a Endeavor, e a Rede Global de Empreendedorismo (RGE).

O diretor municipal de Comércio Gilmar Moreira, que também é_dsc02911 diretor executivo da ACIAPS, falou a respeito da relação entre o órgão e a Prefeitura de Seropédica. “A ideia conjunta entre a Prefeitura e a ACIAPS é apoiar o comércio local auxiliando principalmente os Microempreendedores Individuais (MEI’s). Recebemos o convite da Endeavor para participar da Semana Global de Empreendedorismo e aceitamos por acreditarmos que é necessário auxiliarmos quem está iniciando um negócio. Estamos mostrando aos empresários as variáveis do Negócio para que eles entendam melhor o funcionamento de uma empresa”, disse.

_dsc02951A coordenadora do evento, Janaína Cavalcante, destacou que o interesse em promover atividades da Semana Global de Empreendedorismo em Seropédica se deu a partir da descoberta de que o município possuía a Sala do Empreendedor, órgão da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SMPDS) que tem como foco impulsionar o empreendedorismo no município auxiliando empresários e pessoas que desejem abrir seus próprios negócios por meio de palestras, cursos, apoio jurídico e administrativo, entre outras questões, tudo de forma gratuita. “A Semana Global de Empreendedorismo foi criada na Inglaterra em 2007 e começou a ser realizada no Brasil em 2008, o intuito da iniciativa é disseminar a cultura empreendedora”, explicou.

De acordo com a especialista em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial Alessandra Gualberto,_dsc02831 que também foi a produtora do evento e responsável por aplicar a oficina de ‘Canvas’, a percepção obtida com os resultados do demonstrou que os empreendedores de Seropédica estão dispostos a transformarem a realidade do município a partir do desenvolvimento de seus empreendimentos. “Os empresários e empreendedores que atendi tiveram a oportunidade de criarem seus modelos de negócio e saíram do evento com ideias estruturadas. O evento foi fundamental para fomentar a cultura empreendedora em Seropédica e na região”, afirmou.

_dsc02931Todos os participantes puderam assistir às seguintes palestras: O Poder da Liderança Visionária, com Jean _dsc02841Monteiro às 09h30; O Poder da Mente Criativa, com Luciano Tamanqueira às 11h; Primeiros Passos para uma Franquia de Sucesso, com Pâmella Villarinho às 13h30; e Dinâmicas Colaborativas: Sistemas e Rede de Economia Criativa, com Raquel Gomes às 16h. Na ocasião também acontecerá uma Oficina de Canvas, ministrada por José Carlos Meira Júnior e Alessandra Gualberto das 10h às 16h. Na oficina, o Empreendedor poderá mapear todo o seu modelo de negócio em uma imagem._dsc02891

O prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, falou sobre a importância do evento. “O conhecimento técnico é essencial em qualquer área de atuação, ainda mais quando se pretende empreender, por isso, a Prefeitura de Seropédica, por meio de parcerias, tem auxiliado a população com diversas iniciativas gratuitas que auxiliem os empresários locais e os empreendedores que desejam abrir seus negócios. Em tempo de crise econômica estamos buscando estimular a Economia de Seropédica. Convidamos os empresários de Seropédica e todos aqueles que desejam abrir seus negócios para participarem das atividades da Semana Global de Empreendedorismo. A Prefeitura tem atuado em parceria com diversas instituições, sempre com o objetivo de impulsionar a economia do município, dessa forma, além dos empregos gerados pelas grandes empresas que estão se instalando, também iremos ampliar o número de postos de trabalho com o surgimento de novos empreendimentos na cidade”, ressaltou Martinazzo.

Texto e Fotos: Hudson Glória