SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE CHÁ BENEFICENTE NO CENTRO CULTURAL DE SEROPÉDICA

Iniciativa angariou alimentos não perecíveis para alunos atendidos pelo PAIE

Na última terça-feira (06) a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), realizou um Chá Beneficente com Bazar no Centro Cultural de Seropédica (CCS). O objetivo da iniciativa foi angariar alimentos não perecíveis para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. O evento foi planejado e organizado pela equipe do PAIE (Programa de Atendimento Integral ao Educando), que visa atender às necessidades Psicossociais dos estudantes no que se refere à melhoria da qualidade de vida e do rendimento escolar.

_MG_1987O evento contou com a presença da secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni, das subsecretárias de Cultura e Esporte Nádia Alvarez e Suelen Soares, respectivamente, além de gestores e coordenadores escolares. Para abrilhantar o evento, a Companhia de Teatro de Seropédica apresentou o espetáculo “Dexeu Mambembar”, que faz referência ao clássico da literatura mundial “As mil e uma noites”.

O PAIE atende alunos em tratamento médico ou acidentados, adolescentes grávidas, alunos portadores de necessidades especiais, alunos acompanhados pelo Conselho Tutelar, entre outros casos. A equipe de trabalho do PAIE é formada pela diretora Isabel Flores, a coordenadora Anna Myriam, as assistentes sociais Patrícia Araújo e Regina Cajueiro, além da pedagoga Marilza Pereira e a professora Maria Eliana.

A Assistência Estudantil deve ser entendida, na perspectiva da Educação, como direito e compromisso com a formação integral do aluno, pois configura-se como uma espécie política pública, e estabelece um conjunto de ações que buscam reduzir as desigualdades socioeconômicas e promover a justiça social no processo de formação social e pedagógico dos estudantes”, destacou a secretária Lúcia Baroni.

Segundo o prefeito Martinazzo, embora existam secretarias específicas que realizem ações sociais e de saúde, a SMECE conta com setores que auxiliam essas secretarias, como por exemplo, o PAIE, o setor Saúde Escolar, além do departamento Jurídico da Secretaria, todos fundamentais para a política de assistência estudantil. “Além das políticas públicas adotadas pelo Governo através da secretaria de Assistência Social, temos em outras secretarias ações que visam auxiliar a população em relação às situações de vulnerabilidade social, desta maneira, trabalhando em conjunto, alcançaremos melhores resultados, tanto em quantidade quanto em qualidade”, afirmou Martinazzo.

Texto: Ana Paula Jacintho

Edição: Hudson Glória