SOBRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS:

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) formula, implanta, regula, financia, executa, monitora e avalia políticas municipais de assistência social como parte integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Suas ações estão voltadas para o atendimento integral às famílias, às crianças e adolescentes, aos idosos e às pessoas em situação de rua, encarando sempre como prioridade os segmentos que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade social – sem distinção de raça, etnia, nacionalidade, sexo, classe social, religião, ideologia, nível de instrução, orientação sexual e julgamento moral.

As ações e serviços de Assistência Social e Direitos Humanos são divididas em duas categorias de atenção ao cidadão: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e de Alta Complexidade. A primeira compreende ações de caráter preventivo, para fortalecer laços familiares e comunitários. Já a segunda é subdividida, sendo a Proteção Social Especial de Média Complexidade a que engloba ações destinadas a situações onde os direitos do indivíduo e da família já foram violados, mas ainda há vínculo familiar e comunitário. A Proteção Social Especial de Alta Complexidade atende casos onde os direitos do indivíduo ou da família já foram violados e o vínculo familiar, rompido. Ela garante proteção integral, incluindo moradia, alimentação e trabalho para quem está em situação de ameaça.

A SMASDH responsabiliza-se, através de seus vários departamentos, pela gestão dos benefícios do governo federal, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia, entre outros programas de enfrentamento à pobreza.

Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Vandrea dos Santos Steffan

Subsecretária Municipal de Assistência Social

Patrícia Gonçalves

Subsecretária Municipal de Gestão e Recursos Humanos

Priscilla Gutierres

Secretária: Vandrea dos Santos Steffan

Vice-prefeita e Secretária Interina de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica.


𝗖𝗠𝗗𝗖𝗔 𝗥𝗘𝗔𝗟𝗜𝗭𝗔 𝟮ª 𝗥𝗘𝗨𝗡𝗜𝗔̃𝗢 𝗢𝗥𝗗𝗜𝗡𝗔́𝗥𝗜𝗔 𝗗𝗘 𝟮𝟬𝟮𝟭

Nesta quarta-feira (10) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes se reuniu no Auditório da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em sua 2ª Reunião Ordinária de 2021.
Entre os assuntos debatidos constaram a leitura da Ata da reunião de Prestação de Conta para aprovação e assinatura dos conselheiros, a reforma da Entidade Acolhedora Casa da Criança Municipal, a necessidade de reforma da sede do Conselho Tutelar e a publicação do Regimento Interno do Conselho Tutelar.
Na oportunidade a subsecretária Patrícia Gonçalves apresentou a proposta da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos sobre a utilização do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (FMDCA). De acordo com a proposta apresentada parte do recurso do FMDCA será utilizada para equipar a Casa da Criança Municipal e outra parte será utilizada para atender a demanda das entidades que atuam com crianças e adolescentes no município.
Patrícia Gonçalves enfatizou que o recurso do FMDCA já poderia estar sendo utilizado tanto para a reforma da Casa da Criança, quanto para atender as entidades que atuam com crianças e adolescentes no município há muito tempo. “Agora pretendemos, através de aprovação desta proposta pelo CMDCA, realizar uma chamada pública para que estas entidades se inscrevam para participar de um edital classificatório das entidades que serão beneficiadas com este recurso”, afirmou.
A subsecretária esclareceu que o recurso não será destinado em dinheiro para as entidades, mas sim em material necessário para a execução dos trabalhos. Para participarem as entidades deverão estar devidamente legalizadas.
A vereadora Luciana Alves participou da reunião e declarou que tem participado das reuniões dos Conselhos Municipais para aprender com os Conselhos e conselheiros, para quando for solicitada, ou se fizer necessário, estar inteirada do que vem acontecendo no município. “Não estou aqui hoje como vereadora, mas sim como ser humano que busca sempre aprender um pouco mais sobre o que acontece ao meu redor”, disse.

ENCONTROS MARCAM O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim iniciou o dia recebendo as funcionárias da Secretaria para um café da manhã para ressaltar a importância das mulheres no trabalho.
No decorrer do dia a vice-prefeita e secretária Assistência Social e Direitos Humanos participou de diversos cafés e encontros alusivos ao Dia Internacional da Mulher, além de uma live promovida pela vereadora Luciana Alves, onde foi debatido o empreendedorismo feminino.
Vandrea Furquim agradeceu o empenho diário da equipe da Secretaria e reforçou o pedido de união entre as mulheres. “Temos de provar todos os dias que somos capazes, que somos competentes e que, unindo nossas forças, formamos um belo time”, pontuou.

𝗘𝗤𝗨𝗜𝗣𝗘𝗦 𝗗𝗢 𝗖𝗥𝗘𝗔𝗦 𝗘 𝗡𝗜𝗔𝗠 𝗥𝗘𝗖𝗘𝗕𝗘𝗠 𝗔𝗦𝗦𝗘𝗦𝗦𝗢𝗥𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗧𝗘́𝗖𝗡𝗜𝗖𝗢 𝗘𝗦𝗧𝗔𝗗𝗨𝗔𝗟

𝗘𝗤𝗨𝗜𝗣𝗘𝗦 𝗗𝗢 𝗖𝗥𝗘𝗔𝗦 𝗘 𝗡𝗜𝗔𝗠 𝗥𝗘𝗖𝗘𝗕𝗘𝗠 𝗔𝗦𝗦𝗘𝗦𝗦𝗢𝗥𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗧𝗘́𝗖𝗡𝗜𝗖𝗢 𝗘𝗦𝗧𝗔𝗗𝗨𝗔𝗟
As equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos receberam assessoramento técnico estadual nesta terça-feira (02). Levando em consideração o contexto de Pandemia, o assessoramento foi realizado de forma digital em dois momentos distintos no decorrer do dia.
Pela manhã a equipe do CREAS recebeu assessoramento da equipe de Proteção Social Especial do Estado onde foram abordados questões relativas a abordagem e acolhimento social de pessoas em situação de rua, entre outros atendimentos realizados pelo equipamento.
A tarde foi a vez da equipe do NIAM receber o assessoramento técnico da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, na oportunidade foram discutidos assuntos relativos à divulgação do equipamento junto a rede de proteção, saúde, delegacia legal, segurança, judiciário desta forma buscando a efetivação da rede para desta forma buscar a garantia de direitos das mulheres de Seropédica.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim destacou a relevância dos assessoramentos técnicos e principalmente da questão da violência doméstica que nos dias atuais ainda se encontra com alto índice de ocorrência. “A mulher tem lutado e conquistado o seu espaço na sociedade, mas a maior luta é relativa a violência doméstica. Sou mãe e sempre me esforcei para que meus filhos crescessem respeitando as mulheres. Nós da Secretaria, com o aval do Prefeito – Professor Lucas Dutra, trabalhamos para a consolidação da promoção e garantia dos direitos das mulheres por meio de uma política pública que envolve todas as secretaria”, disse.

NOITE DE PIZZA

Adicione o texto do seu título aqui

 
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através de doação realizada pela pizzaria Belluno, promoveu uma noite de pizza para as mulheres residentes no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Renascer, localizado no Bairro Fonte Limpa. “No dia 05 de fevereiro estive aqui com minha equipe para conhecer a instituição e deixamos combinado esta noite de pizza, que serve como um momento de relaxamento e interação social para as residentes que passam por este momento de renascimento como pessoa ao se libertar do vício”, disse Vandrea Furquim, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

SEROPÉDICA PARTICIPA DO FÓRUM DE PREFEITOS E SECRETÁRIOS DA BAIXADA FLUMINENSE

Slide 1 Heading
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Click Here
Previous
Next
A Prefeitura de Seropédica, representada pelo Prefeito – professor Lucas Dutra e pela vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim, participaram na manhã de hoje do Fórum de Prefeitos e Secretários da Baixada Fluminense, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em Nova Iguaçu.
O Fórum faz parte do programa Governo Presente, onde o governador em exercício, Cláudio Castro, e secretários de Estado transferem seus gabinetes para inaugurar espaços importantes para a população. Claudio Castro destacou que o programa irá fortalecer o diálogo com as lideranças da região e que além das obras, a ideia é criar uma força-tarefa para destravar a economia local e gerar emprego e renda.
Na ocasião, foi sancionado o Projeto de Lei 3.488/21, que cria o Supera Rio, programa de autoria do presidente da Alerj, André Ceciliano, que prevê auxílio emergencial de até R$ 300 para a população em vulnerabilidade social; anunciou a criação da primeira Casa do Trabalhador da Baixada em Seropédica e apresentou o Projeto Arco Seguro, idealizado pela federação para articular melhorias de conservação e de segurança ao Arco Metropolitano (BR-493).
O secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, ressaltou que as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos se caracterizam por serem secretarias complexas e abrangentes, atuando junto com as demais. “Nosso papel é importantíssimo na retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado como um todo”, concluiu.
Vandrea Furquim enfatizou a importância do bom relacionamento com o Governo Estadual em prol do desenvolvimento de Seropédica. “O Supera Rio, a Casa do Trabalhador e o Projeto Arco Seguro alavancarão o desenvolvimento do município, trazendo mais emprego e renda para a região”, afirmou.

MULHERES E A LUTA CONTRA AS DROGAS

 
Preocupada em conhecer a realidade dos centros de recuperação de dependentes químicos instalados em Seropédica, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim, acompanhada da equipe de gestão de Assistência Social, realizou uma visita técnica a Casa de Acolhimento Feminino “Mulheres Reconstruídas”, localizada a Rua Firmino Modesto, nº 12 – Bairro Campo Lindo.
A Casa de Acolhimento funciona há 8 anos no município e há cinco meses se mudou para sua sede própria, onde atende atualmente oito mulheres. A internação é voluntária e o tratamento dura um período de nove meses, sendo seis meses de tratamento e três meses de reinserção na sociedade. “A dependência química feminina é uma realidade que muitos ignoram ou fingem não ver. No entanto, o número de mulheres que possuem a doença aumenta cada dia mais, e muitas famílias não sabem como lidar com ela. Temos que lutar contra este estigma e articular meios de ajuda para mulheres com dependência química”, afirmou Vandrea Furquim.

REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS MULHERES TRAÇA METAS PARA 2021

Reuniram-se nesta quinta-feira (11) no auditório da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica (SMADHS), as representantes dos órgãos públicos e membros da sociedade civil que compõe o colegiado do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Seropédica (CMDMS).
A presidente do CMDMS Darci da Penha Pereira direcionou os trabalhos e realizou a explanação sobre a finalidade desse órgão colegiado no sentido de garantir os direitos da mulher e fomentar políticas públicas para esse segmento.
A presidente destacou a importância do trabalho que será realizado pelo Conselho e da parceria com a Prefeitura para a realização de ações direcionadas aos direitos das mulheres e combate a violência da mulher.
De acordo com Patrícia Gonçalves, subsecretária de Assistência Social, questões como enfrentamento a violência, autonomia financeira e saúde para mulheres são pautas de suma importância e devem estar alinhadas as políticas Públicas dos governos Estadual e Municipal. “Estamos reunidas aqui com o objetivo de planejar e executar políticas públicas para as mulheres de Seropédica, não só as que sofrem alguma agressão, mas a todas as mulheres”, enfatizou.
A coordenadora do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) Camila Vieira reforçou que a população deve denunciar os casos de violência contra a mulher no município. “Os casos devem ser denunciados através do Disque Denúncia 180 e a mulher vítima de violência deve procurar atendimento no NIAM, onde serão atendidas de forma humanizada e receberão o apoio psicológico e jurídico da equipe”, concluiu.
O Conselho planejou as ações para o ano de 2021, entre elas a organização de atividades alusivas ao Dia da Conquista do Voto Feminino e ao Dia Internacional da Mulher.

CONTAS DO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SÃO APROVADAS EM REUNIÃO DO CMDCA

Nesta quarta-feira (10), foi realizada reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), tendo como pauta principal a Prestação de Contas do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2020.
Na oportunidade, o presidente do CMDCA, Márcio Monteiro da Silva, enfatizou que o papel do Conselho é exercer de forma efetiva o controle social dos serviços oferecidos e das entidades inscritas, se colocou à disposição dos conselheiros e disse ser parceira deste e dos demais Conselhos vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social.
A subsecretária de Assistência Social Patrícia Gonçalves destacou a situação precária da Entidade Acolhedora Casa da Criança e destacou a urgência em realizar uma reforma no local, inclusive a necessidade de aquisição de mobiliário e equipamentos.
A subsecretária enfatizou a importância da participação da população nas reuniões do CMDCA. “A reunião é aberta ao público, as informações são públicas e vale lembrar que é aqui que nós podemos interferir nas políticas públicas pensadas para o município. Este é um local voltado para o diálogo construtivo e ordeiro, onde todos tem o direito de falar e serem ouvidos”, ressaltou.
Dentre os assuntos discutidos na reunião, destacou-se: Prestação de contas do exercício de 2020; Análise e aprovação do orçamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) para o ano de 2021.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SEROPÉDICA TEM CONTAS DE 2020 E PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2021 APROVADOS PELO CONSELHO MUNICIPAL

O Conselho Municipal de Assistência Social de Seropédica (CMAS), aprovou nesta quarta-feira (10), a prestação de contas do exercício 2020. Os conselheiros analisaram e avaliaram os dados apresentados pela equipe de Finanças da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). No mesmo dia foi apresentado o plano de ação para o ano de 2021. O encontro contou com a presença dos membros do Conselho, população e equipe da pasta.
A reunião aconteceu no Auditório da SMASDH. Durante o encontro eles puderam analisar as ações e os serviços prestados pela gestão ano passado, analisar o novo plano de ação da Nova Gestão para 2021. “Nessas reuniões são esclarecidas muitas dúvidas e recebemos sugestões. O Conselho vem para somar junto a gestão pública. Ele ajuda direta e indiretamente na formulação das ações. Por isso é tão importante esse momento”, disse a subsecretária de Assistência Social Patrícia Gonçalves.
A subsecretária destacou ainda a importância da participação da população nas reuniões. “A reunião é aberta, as informações são públicas e vale lembrar que é aqui que nós podemos interferir nas políticas públicas pensadas para o município. O prefeito Professor Lucas Dutra sempre pede para ouvirmos a população nos elogios e até mesmo nas criticas, porque elas sempre nos servem como construtivas”, ressaltou.
O presidente do CMAS Márcio Monteiro da Silva informou que o Conselho exerce na Secretaria de Assistência Social do município funções deliberativas, normativas, e informativas, atuando na formulação de estratégia, com objetivo de estabelecer, acompanhar, controlar, fiscalizar e avaliar a execução da Política Municipal de Assistência Social. “As reuniões são públicas, portanto são abertas à população, que pode inclusive pedir a palavra para fazer observações ou tirar dúvidas. Mas somente os conselheiros podem votar nas deliberações”, concluiu.

NOVA SEDE DO CRAS BOA ESPERANÇA GARANTIRÁ ACESSIBILIDADE

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, instalando os Centros de Referencia de Assistência Social em novos endereços visando garantir acessibilidade e melhor infraestrutura para os usuários.
Com o objetivo de verificar a acessibilidade das unidades, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim visitou as unidades acompanhada coordenadora da Divisão de Atenção a Pessoa com Deficiência, Jocilene Leal Tavares Dantas. “O trabalho do CRAS lida diariamente com as fragilidades do ser humano e, por isso, um espaço amplo, com salas para atendimento sigiloso e mais acolhedor são essenciais para garantir a confiança e a recuperação de vínculos rompidos. O espaço anterior não oferecia acessibilidade, então procuramos um novo local que garanta o acesso dos usuários”, afirmou a secretária.
A unidade que antes funcionava em local distante e sem infraestrura de acessibilidade, agora oferecerá mais comodidade aos moradores do Bairro Boa Esperança, cobrindo uma área territorial que abrange as localidades do Boa Esperança, Coqueiral, Mutirão, Areal, Vila Sônia, Vila Araújo, Viúva Graça e Sol da Manhã.

PLANEJAMENTO TÉCNICO DAS AÇÕES DE 2021

Com o intuito de estreitar o diálogo com os profissionais e alinhar as ações desenvolvidas nos equipamentos com as estratégias da atual gestão, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica (SMASDH) realizou, nesta sexta-feira, uma reunião com os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher (NIAM), da Casa da Criança, Divisão de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Grupo da Terceira Idade.

O encontro foi realizado na Sede da SMASDH e teve como objetivo iniciar o planejamento técnico para o ano de 2021. “Este planejamento visa abordar a realidade diária de cada equipamento. A ideia é cumprir com aquilo que é determinado pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS), mas também que possam ampliar sua área de atuação através de parcerias que impulsionem o desenvolvimento, a cidadania dos usuários e assegurar maior participação da população em situação de vulnerabilidade em projetos desenvolvidos pela secretaria”, informou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim.
Patrícia Gonçalves, subsecretária de Assistência Social reforçou a importância do trabalho integrado. “É muito importante, por exemplo, que os equipamentos recebam o usuário e deem encaminhamentos às suas demandas de modo intersetorial, focando numa construção coletiva em que o usuário se sinta sujeito de direito, sendo plenamente atendido e não mais apenas um número ou uma estatística”, afirmou.

DIA DE RENASCER

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, visitou nesta quinta-feira (05), o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Renascer, localizado no Bairro Fonte Limpa.
Durante a visita, a secretária conheceu as dependências da instituição que atende mulheres de diversas idades e aproveitou para conversar com as internas. “É muito importante o trabalho que é realizado nos Centros de Reabilitação, tanto para os internos como para suas famílias. Por isso irei conhecer cada uma destas instituições sediadas em Seropédica “, disse Vandrea Furquim.
Érica Pedrosa, coordenadora do Centro de Recuperação de Dependentes Quimicos Renascer, conta que há 11 anos buscou por conta própria sua internação na instituição e que sua motivação veio da preocupação no bem estar dos pais e dos filhos que tinham 4 e 2 anos na época. “Quando terminei meu período de tratamento decidi ficar na instituição e retribuir tudo o que foi feito por mim. Aqui conclui o curso técnico de enfermagem e outros cursos na área de dependência química. “, conta Érica demonstrando felicidade e gratidão.

PREFEITURA DE SEROPÉDICA DIVULGA CALENDÁRIO DE REUNIÕES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) divulgou o calendário de reuniões mensais dos conselhos municipais vinculados à Secretaria. No entendimento do prefeito – Professor Lucas Dutra, os conselhos municipais representam um espaço importante no sentido de garantir vez e voz aos moradores de Seropédica.
Os encontros acontecem sempre na sede da SMASDH, e são abertos ao comparecimento de todos os interessados em participar do debate a respeito de políticas públicas em favor da própria população, porém é necessário ligar ou procurar a Casa dos Conselhos para confirmar as datas e os horários das reuniões, pois pode haver alterações, conforme a necessidade. “Os conselhos municipais representam um instrumento importante para assegurar as condições voltadas ao exercício pleno da cidadania”, destacou Vandrea Furquim, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Elisangela Araújo, coordenadora da Casa dos Conselhos e Cidadania, informou que no momento a SMASDH aguarda a eleição da nova composição dos Conselhos do Idoso e da Promoção da Igualdade Racial, de Gênero e de Característica de Transversalidade para divulgar os respectivos calendários.

PARCERIA EM PROL DA SAÚDE BUCAL

Nesta quarta-feira as crianças abrigadas na Entidade Acolhedora Municipal Casa da Criança, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, receberam a visita do Coordenador de Educação, Prevenção, e Promoção de Saúde Bucal, Dr. Rodrigo Jardim.
A visita teve por finalidade orientar as crianças e adolescentes sobre como realizar uma escovação correta para evitar doenças causadas pela falta de higiene bucal. Na oportunidade o Coordenador doou kits de escovação, contendo creme, escova e fio dental.

VOCÊ SABE QUAL O PAPEL DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS?

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos tem a função de desenvolver políticas públicas voltadas para a área social com famílias, principalmente aquelas que estejam em situação de vulnerabilidade com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e garantia de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
Através de programas sociais a Secretaria tem o intuito de oferecer assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, da falta de acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social. Desenvolvendo ações de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, de Média e Alta complexidade.
A Secretaria tem por compromisso promover o desenvolvimento social de todos os segmentos da população, implantando uma política de valorização do ser humano, sua integração à sociedade e o exercício da cidadania são suas principais tarefas. Os programas são dirigidos à criança, ao adolescente, à família, ao idoso e à pessoa portadora de deficiência.
A atuação desta Pasta é sempre integrada à de outros setores da Administração Municipal, tais como: Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Social, entre outros, com o objetivo de enfrentar e solucionar as situações de exclusão social que existem no município.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, apresenta um resumo das ações da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos neste primeiro mês de gestão. Com o apoio do prefeito – Profesor Lucas Dutra, foram realizadas muitas visitas, vistoria dos equipamentos da Secretaria e planejamebtos de ações para os próximos meses. “Sei que ainda temos muito trabalho pela frente, mas sei também que muita coisa boa está por vir”, afirmou.

REABILITAÇÃO EM PAUTA

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, visitou nesta sexta-feira (29), o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Desafio Jovem Ebenézer.

Durante a visita, a secretária conheceu as dependências da instituição e pôde ver de perto todo o trabalho de ressocialização realizado no local. A Comunidade Terapêutica oferece aos internos tratamentos médico, psicológico, alimentação e lazer.

A secretária destacou ainda o papel do Conselho Municipal sobre Drogas (CMSDS) de proporcionar ao munícipe a oportunidade de receber informações e orientações sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas. Dentre as funções do órgão está a realização de ações de prevenção ao consumo de drogas e as estratégias a serem adotadas para este fim. “Não é um trabalho fácil e temos um desafio imenso pela frente. Mas vamos buscar práticas intersetoriais de combate e prevenção às drogas. A articulação entre Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições é fundamental para o enfrentamento do problema”, concluiu.

SECRETARIA REALIZA VISITA TÉCNICA A IDOSA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, recebeu a denúncia de que uma idosa vivia em situação de vulnerabilidade social há vários anos. M.J.B., de 84 anos, vivia sozinha desde que seu marido faleceu. Para apurar a denúncia a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, visitou o local. “Logo ao chegarmos encontramos a idosa sentada no degrau de sua casa e verificamos que o local, um cômodo de aproximadamente 4 metros quadrados, se encontrava em condições insalubres”, frisou a secretária.
Em resposta a denúncia recebida a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos decidiu tornar pública esta situação e se comprometeu a tomar as medidas cabíveis e se empenhar além de suas atribuições para resolver esta questão.

VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DO CONSELHO TUTELAR?

O Conselho Tutelar é um órgão do município que tem como principal função zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Foi criado de forma conjunta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), determinados na Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. É um órgão permanente, ou seja, ele não pode ser extinto depois de ter sido criado. Além disso, conta com autonomia funcional, ou seja, ele não é subordinado a nenhum outro tipo de órgão governamental.
O Conselho Tutelar é formado quando os membros são eleitos pela própria comunidade para um período de quatro anos. Nesse tempo, eles devem atender crianças e adolescentes, além de prestar aconselhamento aos pais e responsáveis. O trabalho acontece, principalmente, a partir de denúncias. Então, é importante que o Conselho seja avisado sempre que existir algum sinal de que crianças e adolescentes estão em condições de violação de direitos, sejam eles violência emocional ou física.
Além disso, o Conselho Tutelar deve aplicar as medidas que zelem pela proteção e direitos das crianças e adolescentes. Vale ressaltar que o Conselho não é competente para aplicar alguma medida judicial ou fazer julgamento de casos, pois o órgão não é correcional. Assim, quando uma criança ou adolescente pratica algum delito, deve ser enviado diretamente à Polícia Militar.
O Conselho Tutelar atua no aconselhamento, por isso, o conselheiro necessita manter diálogo com os pais e responsáveis legais, além de manter contato com a comunidade, bem como com os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
Para finalizar, é importante entender que o conselheiro, de forma parecida com o juiz, atua apenas na aplicação das medidas para proteção dos menores. Ou seja, eles não as executam. Quando necessário, os poderes correspondentes devem ser procurados para executá-las.
Todos devem denunciar: qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima, se assim o desejar. A denúncia é importante para que os problemas sejam investigados, colocando fim a um possível sofrimento dos menores.

CANTAR TRAZ BENEFÍCIOS À SAÚDE E AUTOESTIMA DOS IDOSOS

Não é segredo que a música possui forte estímulo sensorial e emocional capaz de trazer benefícios para a saúde. Por isso, ela é utilizada por especialistas como terapia para amenizar quadros associados ao stress, falta de concentração, ansiedade e depressão. Sintomas apresentados, muitas vezes, por pessoas da terceira idade. A maioria dos idosos tem uma rotina solitária, devido à ausência de familiares, pois muitos são viúvos e seus filhos possuem uma vida independente, além da aposentadoria que propicia um tempo de ócio que nem sempre existiu, logo, pode haver uma presença de anseio por preencher este tempo.
Para tentar evitar estes problemas, a Prefeitura de Seropédica apoia os idosos através de atividades desenvolvidas pelos Núcleos da Terceira Idade, que são espaços administrados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o coral é uma das atividades desenvolvidas que atrai cerca de 150 participantes. “O canto é uma atividade que estimula a integração e traz autoestima para os idosos, portanto, o coral se torna mais um meio de mostrarmos à sociedade a importância e a capacidade dos idosos do nosso município”, lembrou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim.
A secretária destacou que o Plano de Governo do Prefeito – Professor Lucas Dutra tem como um de seus objetivos resgatar a auto-estima da população da Terceira Idade, reconhecendo nela um segmento importante para a construção de um município que ofereça condições de vida cada vez melhores. “Assumimos este compromisso com a população da Terceira Idade: valorizar cada vez mais as pessoas desta faixa etária pela importância delas na vida do Município. Os idosos merecem toda a nossa atenção, carinho e cuidado. Além de serem protagonistas de feitos belíssimos, eles são pessoas que muito contribuíram com o desenvolvimento da cidade e, a cada apresentação do Coral, eles nos encantam e nos inspiram para continuar trabalhando pela pessoa da terceira idade em Seropédica”, declarou a secretária.
João Marcelo Ferreira Correia, maestro do Coral da Melhor Idade de Seropédica, acredita que as propriedades da música através do canto podem ajudar os idosos a alcançarem uma melhora na qualidade de vida. “A música por si já é atraente, ela mexe com nossos sentidos e emoções. Quando a pessoa canta, ela se envolve com a melodia em uma outra experiência. Ela deixa de apenas contemplá-la para produzi-la, o que traz diversos benefícios, inclusive para a autoestima”, afirma ele.
Segundo o regente, a prática pode resultar em inúmeras vantagens, como: fortificar a memória ao fazer o cérebro trabalhar para recordar as sequências e as letras; trabalhar a respiração, tonificando os pulmões; preservar o aparelho fonador, enquanto obtém percepções físicas, resultando num autoconhecimento corporal; melhorar a concentração; auxiliar a administração da timidez; fortalecer a autoestima e criar laços emocionais, especialmente no caso do canto em coral.
Gil Monsores, coordenador dos Núcleos da Terceira Idade, informou que devido à pandemia, as atividades desenvolvidas nos Núcleos estão suspensas para evitar o risco de contaminação por coronavírus. “Estamos aproveitando este tempo que as atividades estão suspensas para conhecer as unidades e planejar as melhorias necessárias a cada uma delas. Esperamos poder retornar o mais breve possível”, concluiu.
Um pouco da história do Coral da Melhor Idade
O coral foi fundado em fevereiro de 2014 e a primeira apresentação aconteceu no mesmo ano, em um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, realizado no calçadão do centro da cidade. A partir desta data foram muitas apresentações realizadas tanto na cidade, como em municípios vizinhos. “Já fizemos apresentações em praças, teatros, escolas, aniversários, expos, inaugurações. Quando a cidade de Itaguaí comemorou 200 anos, o coral foi uma das apresentações principais”, contou.
Cada Núcleo da Terceira Idade tem um coral conduzido pelo Maestro com ensaios semanais, que ao se unir se transforma num único coral, com aproximadamente 150 pessoas, porém segundo João Marcelo nem todos gostam de sair para apresentações fora.
O repertório sempre é voltado para um trabalho de memória, e claro, o maestro também garimpa belas obras da música popular brasileira, as quais os idosos se identificam. A parte cênica, exercícios vocais e de teatro também são trabalhados com o grupo. “A ideia de montar esse coral com essas características bem brasileiras foi minha e para participar do coral, basta o idoso fazer parte de um dos Núcleos da Terceira Idade e se inscrever nas oficinas”, disse o Maestro.
De acordo com João Marcelo o Coral cumpre com uma agenda anual de muitas apresentações e que desde o início realiza as Cantatas de Natal da Cidade.

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REALIZA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

União, transparência e transformação foram as palavras de ordem da reunião
 
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Seropédica realizou nesta sexta-feira (22) uma reunião extraordinária nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).
Na oportunidade foi empossado o corpo do governo, apresentada a nova gestora, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Gonçalves, a subsecretária de Recursos Humanos Priscila Guedes e o assessor de projetos, Professor Antonio Adolfo Garbocci Bruno.
Em sua fala a secretária destacou que ao montar sua equipe juntamente com o prefeito – Professor Lucas Dutra, seu objetivo maior foi buscar pessoas capacitadas e empenhadas para transformar os equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e que pretende realizar um mandato transparente, divulgando as ações da secretaria. “Ao assumir a secretaria fiz questão de visitar os equipamentos vinculados a secretaria e me deparei com uma realidade muito triste, os equipamentos estavam abandonados, em péssimas condições. É desumano ver o que a população vinha passando”, disse.
Emocionada a secretária lembrou as ações do falecido marido Miguel Steffan em prol da cidade de Seropédica. “Tudo o que Miguel fez foi voltado a assistência social, ele lutou por Seropédica até o fim e por isso aceitei a assumir a Secretaria de Assistência Social, pois eu quero a mudança, quero fazer o melhor, fazer tudo aquilo que não teve, vamos fazer a diferença”, contou.
Patrícia Gonçalves, falou sobre a importância articulação entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como também a importância dos demais conselhos como garantia de políticas públicas para a cidade.

SEROPÉDICA CONTINUA COM ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DURANTE A QUARENTENA

NIAM está funcionando normalmente para atendimento e orientação
Apesar deste período de quarentena, que acontece em praticamente todo o país devido a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Seropédica, seguindo o planejamento das ações propostas pelo prefeito – Professor Lucas Dutra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, continua prestando assistência às mulheres que são vítimas de violência. O NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher) é o responsável por realizar o acompanhamento psicossocial e dar orientação jurídica às mulheres em situação de violência, e neste período está com cobertura total no atendimento.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, pela perspectiva de aumento dos índices da violência doméstica durante o isolamento social, os acolhimentos e atendimentos pode se feito presencialmente na Travessa Abigail Vicente de Lima, n° 28, no bairro Fazenda Caxias, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
No NIAM, as vítimas recebem atendimento com uma equipe multidisciplinar formada por mulheres assistentes sociais, psicólogas e advogadas. Além disso, possui articulação com o poder judiciário, polícia e assistência social, de acordo com cada caso, visando a superação do ciclo da violência.
A denúncia de casos de violência é anônima. Já o registro de ocorrência, feito nas delegacias, é importante para acionar a Lei Maria da Penha e os mecanismos judiciais de proteção como a medida de afastamento do agressor. O NIAM, neste caso, acompanha a mulher no registro, caso seja necessário.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos salienta que o acompanhamento psicossocial do NIAM visa a superação da violência nas suas mais diversas formas, psicológicas, moral e patrimonial e quanto as suas repercussões sociais e familiares. “O fenômeno da violência de gênero é muito complexo, vai desde as relações abusivas, que são mais difíceis de serem percebidas, até a violência física. Para muitas romperem esse ciclo e superar as questões emocionais e retomar suas vidas são necessárias algumas intervenções, como a denúncia dos casos”, ressalta a secretária.
Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.
O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros 16 países.

SECRETARIA AMPLA, ARTICULADA E INTERSETORIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Seropédica é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas). A Assistência Social compõe o tripé da Seguridade Social, prevista pela Constituição Federal de 1988 se tratando, portanto de um direito de todo cidadão que dela necessitar independente de contribuição.
Nesta sexta-feira (15) a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, se reuniu com sua equipe para discutir projetos a serem desenvolvidos na cidade e aproveitou a oportunidade para apresentar a equipe que atua diretamente com ela na sede da Secretaria. “Conto diariamente com o apoio destas mulheres guerreiras e capacitadas que não medem esforços em prol daqueles que precisam”, destacou a secretária.
Garantir direitos a fim de minimizar os impactos causados pela questão social é um trabalho que exige preparo, técnica e pesquisa. Nesse sentido a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) conta com uma equipe técnica competente e engajada. Na foto, acompanhando a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, estão a subsecretária de Assistência Social Patrícia Gonçalves – assistente social; a Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Social Rebeca Nobre – Pedagoga e a Diretora de Serviço Social e Supervisão Emanueli Braga – assistente social.
A equipe em tela agrega conhecimentos específicos na área da Proteção Social Básica (CRAS) Proteção Social de Média Complexidade (CREAS) e Alta Complexidade (Entidade Acolhedora Municipal Casa da Criança) além da atuação no Serviço Social da Educação e Serviço Social Jurídico. A gestão atua em articulação direta com o gabinete da secretária e demais políticas que compõem o Sistema de Garantia de Direitos do Município.
A secretária enfatizou que os esforços empreendidos serão no sentido de garantir uma secretaria ampla, articulada, intersetorial que garanta o acesso aos benefícios, amplie o número de equipamentos e expanda a formação dos profissionais, além de estruturar a base de dados sobre as pessoas em vulnerabilidade no município, além de fomentar ações e projetos que os levem a superação das situações de risco e vulnerabilidade.

VOCÊ SABE O QUE É O CRAS?

 
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.
Conhecendo o território, a equipe do CRAS pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.
Serviços ofertados
O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Público Atendido
Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

PREFEITURA REALIZA VISITA TÉCNICA NA CASA DA CRIANÇA

Ação conjunta entre as Secretarias de Obras e de Assistência Social e Direitos Humanos visa melhorias para o local
 
Preocupado com o bem estar das crianças acolhidas na Casa da Criança, a Prefeitura de Seropédica através de uma ação conjunta entre a Secretaria de Obras e de Assistência Social e Direitos Humanos realizou na tarde desta quinta-feira (14) uma visita técnica ao local. A visita faz parte do planejamento das ações propostas pelo prefeito – Professor Lucas Dutra que visa reestruturar a instalação.
A Casa da Criança atende crianças e adolescentes em risco social, ameaça ou violação de direitos que necessitem de acolhimento provisório. “Com a obra queremos oferecer um espaço acolhedor, estruturado e seguro”, disse a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim.
De acordo com Michele Marques, engenheira da Secretaria de Obras, neste primeiro momento está sendo realizado um levantamento de toda a unidade, para a partir disso atualizar o projeto do local. “Este levantamento feito aqui facilitará a realização do projeto final da reforma, onde serão apontadas as necessidades reais do local”, conta.
O Coordenador da Casa da Criança, Evandro Santos comemorou a possibilidade de reforma. “Aqui temos capacidade para abrigar até 25 crianças e jovens de 0 à 18 anos, porém as instalações estavam precárias com infiltração e rachaduras nas paredes, goteiras no telhado e pisos quebrados”, relatou.
Previous
Next

AUXÍLIO FUNERAL UM DIREITO DO CIDADÃO

Famílias de baixa renda têm direito a auxílio-funeral
 
O auxílio funeral ou benefício eventual de sepultamento é um benefício eventual, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) nº 12.435/2011, para famílias que comprovem o falecimento de um membro.
Para ajudar no momento mais difícil da vida de todas as pessoas, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) fornece este benefício. O programa atende famílias de baixa renda que tem dificuldade em arcar com as despesas do funeral.
O benefício atenderá, preferencialmente, ao custeio de necessidades advindas da morte de um dos membros da família, e poderá ser requerido na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos que oferece assistência funerária gratuita às famílias de baixa renda. Os serviços são realizados por uma funerária conveniada à prefeitura.
Para ter acesso ao auxílio-funeral, o responsável pelo falecido precisa da Certidão de Óbito e guia de sepultamento, Carteira de Identidade e CPF do falecido e do solicitante, Comprovante de Residência de Seropédica, Comprovante de Renda do Solicitante e Número do NIS do solicitante.
Para ter o auxílio funeral, é preciso procurar o setor de Benefícios Eventuais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, localizado a Estr. Rio São Paulo, 20, KM 40, Bairro Jardim das Acácias.

VISTORIAS NOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

Dando continuidade ao planejamento das ações propostas pelo prefeito – Professor Lucas Dutra a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos segue com as vistorias aos prédios públicos com o intuito de verificar como estão suas instalações. Para isto na tarde desta terça-feira (12) a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim visitou o Núcleo da Terceira Idade do KM 39. “Nosso objetivo aqui é conhecer a realidade do local para podermos fazer um bom trabalho e prestar um bom atendimento aos idosos que participam deste núcleo”, disse a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim.
Diferente dos outros Núcleos, este foi encontrado em boas condições, necessitando apenas de pintura e limpeza do local, como capina e varreção. “Gostei muito das instalações daqui, é um espaço muito bom, para atender as necessidades amanhã mesmo já será iniciada a capina e limpeza do local”, finalizou.
Previous
Next

PREFEITURA PROMOVE ACOLHIMENTO DE IDOSO EM SITUAÇÃO DE RUA

A Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) promoveu neste sábado (09) o acolhimento do idoso Antero Vasconcelos, de 84 anos, que se encontrava perdido. O idoso foi localizado vagando às margens da BR 465 pelos bombeiros do Corpo de Bombeiros de Seropédica que imediatamente acionaram a Secretaria de Assistência Social.

A equipe da secretaria acompanhou o idoso até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi realizado atendimento médico, teste de COVID e posterior acolhimento pela Secretaria. “Ao ser informada sobre o caso solicitei que a sub-secretária Patrícia Gonçalves e o Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) Ricardo Flores realizassem o acompanhamento de perto para garantir o bem estar do idoso”, declarou Vandrea Furquim, vice-prefeita e secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Patrícia Gonçalves relatou que o idoso foi encontrado sem documentos, sabia seu nome, porém não sabia seu endereço. Após ser acolhido, a família foi localizada e o idoso foi entregue a seu neto Rodrigo Telles Vasconcelos na manhã desta segunda-feira (11).

O TRABALHO NÃO PARA

 
Ao assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim encontrou a sede da Secretaria em estado de total abandono. “Havia sujeira, lixo e pastas com documentos espalhados por todos os lados, além das paredes sujas o que dava um aspecto de abandono ao local”, contou Vandrea Furquim.
Com o objetivo de melhorar a aparência da instalação foi realizado neste sábado (09) um mutirão de limpeza na Secretaria, além de realizar a manutenção e higienização da frota, foi realizada também a limpeza e pintura da parte interna.

MANUTENÇÃO NA FROTA

 
Na manhã deste sábado (09) a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) realizou a manutenção e higienização da frota de veículos que atendem a Secretaria.
Toda a frota está recebendo atenção especial, com partes mecânicas e peças substituídas, manutenção elétrica e pneus. “Estamos nos empenhando na recuperação e na manutenção da frota da Secretaria para realizar a busca ativa dos beneficiários pelos programas atendidos pela Secretaria. Com eles poderemos alcançar um maior número de pessoas e ampliar o trabalho que desenvolvemos”, esclareceu Vandrea Furquim, vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DÁ CONTINUIDADE A VISITAS AOS EQUIPAMENTOS

A vice-prefeita e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim segue realizando visitas aos equipamentos vinculados a secretaria, e na tarde desta sexta-feira (08) esteve no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III, localizado no Bairro Jardim Maracanã e no CRAS IV, no Bairro Boa Esperança.
Na ocasião conversou com os usuários e com os servidores Municipais visando melhorar o atendimento dos equipamentos públicos, que tem como objetivo tornar acessíveis serviços de proteção social, que vão de assistência financeira ao planejamento familiar. “Estamos percorrendo todos os equipamentos ligados a Secretaria de Assistência para conhecermos sua realidade e podermos planejar ações necessárias para cada um deles, visando sempre o melhor para os usuários da rede”, declarou Vandrea Furquim.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
Com o adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial com uma atuação intersetorial a fim de fortalecer a proteção social. “O CRAS possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se referência para a população local e para os serviços setoriais”, destacou.

ABANDONO NO CEMITÉRIO MUNICIPAL

Em visita aos equipamentos públicos vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Seropédica, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim se deparou com um cenário triste e desolador ao chegar ao Cemitério Municipal de Seropédica.

Sujeira, abandono e mato alto são encontrados por todo o cemitério. O que caracteriza um total desrespeito a população. Vandrea Furquim afirmou que ao assumir a Secretaria começou a percorrer os equipamentos para verificar as reais condições dos locais. “Verificamos o total abandono do Cemitério Municipal de Seropédica e já estamos planejando iniciar a limpeza e melhorias para o local”, disse.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Urbanismo e Transporte, Patrick Figueira, já foi iniciada a limpeza e manutenção do local. “Hoje iniciamos os serviços de capina, poda de árvores e limpeza ao redor dos túmulos e jazigos”, informou.
A atual gestão vem trabalhando atenta aos pedidos e necessidades da população. Equipes da prefeitura não estão medindo esforços, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, com o objetivo manter a cidade de Seropédica limpa e organizada.

AÇÃO CONJUNTA EM AUXÍLIO ÀS VÍTIMAS DE ENCHENTES

Na manhã desta quinta-feira (07) a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) Vandrea Furquim, juntamente com agentes dos programas socioassistenciais, do secretário de Defesa Civil, Leonardo Rosa Carlos, e de representantes da Secretaria de Obras, estiveram atuando para auxiliar as vítimas decorrentes da forte chuva ocorrida na noite de quarta-feira (06), que atingiu casas de moradores do condomínio Parque das Flores, do programa “Minha casa, minha vida”. “Perdi tudo. Ainda estou desnorteada, sem saber o que fazer. Dá uma tristeza muito grande. Moro aqui há oito anos, realizando o sonho de ter uma casa própria e foi tudo por água abaixo”, disse Leonice Aparecida dos Anjos.
De acordo com Vandrea Furquim a SMASDH vem prestando acolhimento às vítimas das enchentes e buscando solução para o problema junto às demais secretarias municipais. “Nós estamos fazendo as visitas aos moradores afetados pela enchente e garantindo o apoio da Prefeitura. Inicialmente a secretaria de Obras já está no local com uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica para desassorear o valão”, afirmou Vandrea Furquim.
De acordo com a população, por volta das 18 horas, ocorreu um forte temporal e a água começou a subir rapidamente, destruindo móveis e eletrodomésticos dos moradores cujas casas ficam localizadas próximo a um valão.
A moradora Sônia Vitória do Espírito Santo, contou que esta é a terceira vez que a casa dela é invadida por água da chuva. “Sempre que chove acontece isso, na primeira enchente o valão foi aberto e amenizou o problema, porém há alguns anos o valão foi coberto e as enchentes voltaram a acontecer”, disse.

PANDEMIA TRAZ IMPACTOS MUITO ALÉM DO CORONAVÍRUS À TERCEIRA IDADE

Com a pandemia do novo coronavírus, os idosos são os que mais necessitam de cuidados e prevenção em relação ao contágio da doença, por fazerem parte do grupo de risco. Portanto, a recomendação é que fiquem em casa e, com isso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica, através dos Núcleos de Terceira Idade está preparando atividades on line para manter os idosos ativos.

Vandrea Furquim, vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, informa que com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, os Núcleos da Terceira Idade serão mantidos fechados por tempo indeterminado. “Infelizmente a pandemia do Covid-19 fez com que tenhamos que nos isolar para proteger àqueles mais vulneráveis”, destacou Vandrea Furquim.
O professor Gil Monsores, coordenador dos Núcleos de Terceira Idade, salientou que a pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo nos idosos. O isolamento social exige atenção, pois a medida, embora traga maior proteção a essa faixa etária, tem provocado declínio funcional em muitos idosos, em função das mudanças nas rotinas.
As unidades da Terceira Idade estarão abertas para a aferição de pressão arterial e glicose das 08h às 16h.

VICE-PREFEITA VISITA EQUIPAMENTOS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, esteve visitando na manhã desta segunda-feira (04) as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) e a Casa da Criança de Seropédica.
Vandrea Furquim ficou impressionada com o estado de abandono em que os locais se encontravam. Durante as visitas a vice-prefeita conversou com funcionários e usuários das unidades e ouviu as demandas das unidades visitadas. A secretária informou que percorreu as unidades ao lado da subsecretária de Assistência Social Patrícia Gonçalves. “Em breve iremos iniciar ações emergenciais nas unidades do CRAS, CREAS e na Casa da Criança”, anunciou a secretária e vice-prefeita.
 
Click Here
Click Here
Click Here
Previous
Next
Galeia de Fotos

Fale conosco

Telefone = 37876042
E-mail = assistenciasocial@seropedica.rj.gov

Endereço = Estrada Rio / São Paulo, 26 - KM 40 - Bairro Jardim das Acácias, Seropédica