SAÚDE: SEROPÉDICA TEM RESULTADOS SATISFATÓRIOS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Chikungunya: Jornal O Globo apresentou levantamento sobre a situação no Estado do Rio de Janeiro

 

aedes2Todo esforço realizado pela Prefeitura de Seropédica no combate ao Aedes Aegypti tem sido recompensado. O número de casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya no município nunca chegaram a números elevados e, atualmente, estão quase erradicados. O combate ao mosquito, em Seropédica, é realizado pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC). A CVE tem a direção de Wagner Teixeira, já a SMSDC é administrada pelo secretário Dr.º César Cilento.

Em Seropédica estamos atentos, atuando sempre de maneira preventiva, por isso, os resultados em relação ao combate ao Aedes Aegypti têm sido satisfatórios. Estamos conseguindo excluir, quase na totalidade, os casos de doenças causadas por esse mosquito em nosso município, superando até mesmo municípios com orçamentos de Saúde superiores ao de Seropédica”, lembra o secretário Dr.º César Cilento.

O Jornal O Globo, em sua edição da última sexta-feira (25), apresentou um levantamento que trata sobre os casos de Chikungunya (ou Chicungunha) registrados do Estado do Rio de Janeiro. Segundo O Globo, o boletim divulgado pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos no Rio de Janeiro subiu 14.000%. O jornal ainda ressalta que, em âmbito nacional, as notificações cresceram quase dez vezes, passando de 26.435 para 251.051 casos registrados.aedes1

Os resultados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) demonstrou que estamos no caminho certo no que diz respeito à Vigilância Epidemiológica em Seropédica. As ações  da Prefeitura visam fortalecer as estratégias que contribuem para uma maior integração entre as áreas de prevenção e controle a endemias, por isso estamos conscientizando toda a população, indiferente da faixa etária, a nos auxiliar na busca pela extinção dos focos do Aedes Aegypti em Seropédica”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Wagner Teixeira.

Apesar dos números alarmantes os moradores de Seropédica podem ficar tranquilos. O município obteve resultadoaedes3 satisfatório no Índice de Infestação Predial, que se baseia em pesquisas realizadas em 75 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O município de Santo Antônio de Pádua obteve o maior índice (6,6%) e encontra-se em situação de Risco, que se dá com índices acima de 3,9%. Municípios com índices de 1% a 3,9% encontram-se em estado de Alerta, no total, são 19 cidades nesta situação no Estado. Já os municípios com índices abaixo de 1%, como Seropédica, encontram-se em estado Satisfatório. No total, são 55 municípios em situação satisfatória.

Os números não mentem. O investimento realizado no combate ao Aedes Aegypti proporcionou a Seropédica uma posição confortável no Índice de Infestação Predial divulgado pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do Estado. Apesar da queda no repasse de verbas Federais e Estaduais, e da crise em que se encontra o país, continuamos investindo em Saúde, pois investir em Saúde é garantir a qualidade de vida da população”, comemora o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.

Fonte: Jornal O Globo

Por Hudson Glória

 

Sobre Assessoria

Check Also

Prefeito Anabal Barbosa realiza atendimento à população de Seropédica

O prefeito Anabal Barbosa, assim como é característico de seu governo, está ouvindo e atendendo …

%d blogueiros gostam disto: