QUANTO MAIS MELHOR Prefeitura de Seropédica promove mais cursos profissionalizantes gratuitos

DSC_0433 - CopiaA Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) vem ampliando constantemente o número de cursos profissionalizantes oferecidos à população. Atualmente estão em andamento o curso de Montador de Painéis Elétricos, o workshop de Corte, Tintura e Anatomia Capilar e o curso de Terapias Holísticas, que aborda principalmente à Reflexoterapia e a Shiatsuterapia. O curso de Terapias Holísticas é baseado, principalmente, em métodos orientais.

Atuamos com técnicas orientais que abordam o funcionamento orgânico do corpo e seus ‘canais de energia’. São métodos muito benéficos aos pacientes, que auxiliam na melhora do funcionamento corporal. Temos no município, desde 2012, um Núcleo de Terapia Integrativo, que é aberto aos alunos que são formados nos cursos promovidos pela Secretaria de Trabalho e Emprego”, disse Miriam Santana, terapeuta holística, massoterapeuta e professora do curso de Terapias Holísticas.

A Reflexoterapia é a utilização terapêutica da Reflexologia, que trata-se de um tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa.A Reflexologia estuda as delimitações destas áreas reflexas, bem como suas funções e ações perante as doenças que atingem os seres humanos. É um, dentre os diferentes recursos da medicina natural, holística, ou medicina complementar, anteriormente conhecida como medicina alternativa

Neste curso aprendemos uma nova filosofia de vida, além de aprendermos a cuidar de pessoas que chegam até nós com necessidades que não seriam atendidas devido à falta de diagnóstico. É importante que a Prefeitura promova esse tipo de curso, pois não é sempre que um médico pode resolver um problema causado por questões sentimentais, por exemplo, nossa função é avaliar o que causou a disfunção, mesmo que não sejam razões físicas”, falou Jonatan de Jesus, 23, aluno do curso de Shiatsuterapia.

Já a Shiatsuterapia, como o próprio nome indica, refere-se ao tratamento através da utilização do Shiatsu, que é um recurso terapêutico originário do Japão. É uma técnica que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo, sendo praticada tanto de maneira profissional quanto no formato amador.

Me surpreendi com a qualidade do curso, pois essas técnicas proporcionam tanto benefícios físicos quanto emocionais. A equipe da Secretaria de Trabalho e Emprego é extremamente capacitada e está de parabéns, este curso promove a qualidade de vida”, comentou Arialda Amorim, 48, professora, massoterapeuta e aluna do curso de Reflexoterapia.

Segundo a Diretora de Qualificação e Capacitação da SMTE, Deise Baroli, a SMTE atenderá os diversos setores da Prefeitura promovendo o “Momento Relax”. Essa iniciativa consiste na realização, por parte alunos do curso de Terapias Holísticas, das técnicas aprendidas em sala de aula, tendo como “pacientes” os funcionários das Secretarias atendidas.

Texto: Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira