PREFEITURA DE SEROPÉDICA, UFRuralRJ e CRC/RJ REALIZAM SEMINÁRIO SOBRE CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO

Nos dias 15 e 16 de junho, a partir das 09h, o auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), em Seropédica, receberá o Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público – NBC T 16. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SMPDS), da UFRuralRJ, e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ).

O foco principal do seminário são questões relacionadas à elaboração e análise de demonstrações contábeis aplicadas ao Setor Público. Além dos debates sobre esta questão, também será realizada uma palestra com o tema: A Contabilidade na Prática Municipal. O campus da UFRuralRJ em Seropédica fica localizado no km 7 da BR-465 (ant. Est. Rio-São Paulo).

1A abertura do evento será realizada às 09h desta quarta-feira (15) pelo prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, pela contadora e presidente do CRC/RJ, Vitória Maria, pelo delegado do núcleo do CRC/RJ do bairro Campo Grande, o contador Roberto Otoniel, pelo chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Finanças (DCCF) da UFRuralRJ, Alessandro Pereira, além da contadora e professora de Contabilidade Governamental, também do DCCF, Cléia Maria.

Participarmos e apoiarmos iniciativas como essa é um fator extremamente importante, pois seminários como esse elevam a qualidade dos serviços prestados à população no que se refere à gestão contábil do município. A qualificação dos servidores públicos é a garantia de um melhor atendimento aos munícipes ou pessoas que necessitem de atendimento em Seropédica, neste caso, no que tange à contabilidade no âmbito municipal, porém, também realizamos e apoiamos a participação de nossos funcionários em quaisquer eventos que propiciem qualificação profissional em outras áreas”, afirma o prefeito Martinazzo.

Como palestrante, o seminário terá Ana Luiza Pereira Lima, que é conselheira do CRC/RJ, analista de controle interno da Secretaria de Estado de Fazenda, e atualmente também exerce o cargo de auditora-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A preleção acontece das 09h30 às 10h50.

Dando continuidade ao simpósio, a partir das 11h10 inicia-se o curso de Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, que será executado pela analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG/RJ), a contadora Fernanda Rodrigues, que também é professora do CRC/RJ e de cursos de graduação e pós-graduação, sendo pós-graduada em Gestão Governamental e Controle Orçamentário e mestranda do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na quinta-feira (16) essa instrução acontecerá das 09h às 11h10.

Mais uma vez, através de parceria, estamos conseguindo trazer eventos importantes para Seropédica. Neste seminário, por meio da Sala do Empreendedor, estamos capacitando os servidores da Prefeitura em relação à área contábil, o que consequentemente beneficia a população, tanto do ponto de vista do atendimento quanto no que diz respeito às práticas contábeis referentes à gestão municipal”, assegura o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Fábio Cavalcante.

Por Hudson Glória

Fotos: Arquivo Ascom/PMS