PREFEITURA DE SEROPÉDICA SEGUINDO AS NORMAS TÉCNICAS

Manuais de procedimentos elaborados pela Controladoria Geral do Município já estão em vigor

 

O TCE/RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) atua de acordo com um padrão pré-estabelecido de procedimentos, esse modo de operação é disponibilizado às prefeituras no intuito de otimizar a forma de atuação de determinados setores e facilitar a realização das auditorias, sejam internas ou do próprio TCE. Buscando proceder de acordo com as normas do Tribunal de Contas, a Controladoria Geral do Município de Seropédica estabeleceu uma série de Manuais de Procedimentos, que são compostos pelas diretrizes as quais determinados setores da Prefeitura devem seguir.

A Controladoria, que é o setor responsável por realizar as auditorias, está implantando na Prefeitura as “normas-padrões” disponibilizadas nos manuais, os primeiros setores aos quais o novo modo de operação foi implementado foram: Patrimônio, Orçamento, Contabilidade, Almoxarifado e Fiscalização de Contratos.

O Setor de Controladoria tem a função de fiscalizar, realizando auditorias internas e auxiliando os órgãos externos de fiscalização. Para isso precisamos de servidores qualificados, nesse ponto o TCE tem nos ajudado bastante, proporcionando aos nossos servidores a possibilidade de participarem de cursos de capacitação, com funcionários capacitados poderemos melhorar a qualidade do trabalho”, afirmou o Controlador Geral do Município, Gecimar Aragão.

O Controlador ainda ressaltou que em busca da transparência a Prefeitura de Seropédica realizará todos os anos uma auditoria prévia, que acontecerá anteriormente à auditoria governamental, que é realizada pelo TCE/RJ.

Os manuais elaborados pela nossa Controladoria indicam como cada setor da Prefeitura deve proceder, todos os funcionários precisam entender as normas técnicas de cada repartição. Para que todas as normas sejam aplicadas e os ajustes necessários sejam realizados precisamos seguir à risca esses manuais. Outro fator importante é que o Tribunal de Contas tem nos contemplado com ótimos cursos e materiais de extrema importância para o bom andamento da administração pública, que juntamente com a execução dos manuais aperfeiçoarão nossa forma de trabalho”, comemorou o Prefeito Martinazzo.

CONFIRA NOS LINKS ABAIXO UM INFORMATIVO  E  ALGUNS DOS MANUAIS ELABORADOS PELA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO:

INFORMATIVO

IN-CGM-12- MAN-PRO-ALM-ALMOXARIFADO

IN-CGM-01 -MAN-PRO-GFC-CONTABILIDADE

IN-CGM-02 – MAN-PRO-GC-CONTABILIDADE

IN-CGM-03 – MAN-PRO-CP-CONTABILIDADE

IN-CGM-04 – MAN-PRO-GFI-CONTABILIDADE

IN-CGM-05 – MAN-PRO-GF-CONTABILIDADE

IN-CGM-06 – MAN-PRO-CF-CONTABILIDADE

IN-CGM-07 – MAN-PRO-GFF-CONTABILIDADE

IN-CGM-13 – MAN-PRO-CP-PATRIMÔNIO – CONTABILIDADE

IN-CGM-14 – PATRIMÔNIO – IN, Anexos I e II

IN-CGM-15 – PATRIMÔNIO – Anexo I

IN-CGM-15 – PATRIMÔNIO – IN e Anexo II

IN-CGM-16 – ANEXO VI DO MANUAL DO FISCAL

IN-CGM-16 – ANEXO VII DO MANUAL DO FISCAL

IN-CGM-16 – ANEXOS DO MANUAL DO FISCAL

IN-CGM-16 – MAN – PR- DE FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS

IN-CGM-08 – MAN-PRO-PPA-ORÇAMENTO

IN-CGM-09 – MAN-PRO-LDO-ORÇAMENTO

IN-CGM-10 – MAN-PRO-LOA-ORÇAMENTO

IN-CGM-11 – MAN-PRO-EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA-ORÇAMENTO