PREFEITURA DE SEROPÉDICA REALIZA CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DOS JOGOS ESTUDANTIS 2015

Tradição esportiva do Município é mantida com o surgimento de novos atletas

 

Na última sexta-feira (06) a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte (SMECE), realizou a solenidade de encerramento dos Jogos Estudantis 2015. O evento está em sua 16ª edição e mais uma vez demonstrou o sucesso do esporte Seropedicense, além de destacar atletas que representarão o Município em diversos campeonatos. Nesta edição os JES contaram com a participação de 19 escolas, entre públicas e particulares, cerca de 300 atletas participaram da competição.

Com o ginásio poliesportivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) lotado por2 representantes das escolas campeãs e vice-campeãs, a secretária de Educação Cultura e Esporte Lúcia Baroni agradeceu o empenho de todos os atletas, escolas e professores de educação física, e apresentou um balanço sobre a 16ª edição dos JES.

Segundo o prefeito Martinazzo, os Jogos Estudantis têm o objetivo de integrar estudantes da rede de ensino, incentivá-los à prática de atividades físicas e promover a integração entre o corpo docente e discente das instituições participantes, além de revelar talentos para o esporte.

Os Jogos Estudantis buscam trabalhar a formação do aluno/atleta e também a formação humana. Ele oportuniza aos alunos o conhecimento de sua história, abrange conhecimentos teóricos, vivência dos fundamentos e compreensão das regras. E para que seja um sucesso, é necessário o trabalho em grupo, estipular metas e definir tarefas de forma que cada aluno cumpra com seu papel na equipe para que o grupo alcance a vitória”, relatou Suelen Soares, subsecretária de Esporte.

3Durante o encerramento foi enfatizado mais uma vez pela secretária Lúcia Baroni o Projeto “I Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica 2016”, uma competição estudantil paralela aos Jogos Olímpicos Rio 2016 que acontecerá em Seropédica. A competição idealizada pela Prefeitura de Seropédica terá como objetivo principal levar um pouco da realidade ligada ao universo das modalidades olímpicas e seus ideais para o contexto do cotidiano escolar. O Tothen, que será o símbolo dos Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica 2016, percorrerá as Unidades Escolares durante os jogos.

 “A prática esportiva é um valioso instrumento de transformação no processo educacional, pois trabalha de forma multidisciplinar as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos e incentiva valores como disciplina, foco, respeito às regras e ao adversário, entre outras coisas. O Esporte trabalha não apenas a formação do aluno/atleta, mas também atua na formação humana do indivíduo, já que nosso objetivo enquanto gestores não é o alto rendimento do aluno, mas sim, o aprendizado sociocultural. As competições estudantis também são uma oportunidade de estímulo ao espírito esportivo, além de difundirem os valores do esporte entre os jovens”, afirmou o prefeito Martinazzo.

Texto: Ana Paula Jacintho

Edição: Hudson Glória

Fotos: Sankirtana Dharma