PREFEITURA DE SEROPÉDICA OFERECE ESPETÁCULO TEATRAL GRATUITO

Secretaria de Educação, Cultura e Esporte apresenta Musical de fim de ano

Buscando elevar a produção artística e cultural no município, além de oferecer oportunidades gratuitas de lazer para a população, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte (SMECE), vem consolidando seus compromissos com a Cultura local através do apoio a artistas de Seropédica e da ampliação de ofertas de programações culturais à população.romiau

Nesta segunda-feira (30), representada subsecretaria de Cultura, a SMECE apresentou ao público seropedicense o Musical “Romiau e Borbolieta – Uma história de Amor e Vingança no Reino da Seda”. A obra foi estrelada por atores e dançarinos do Centro Cultural de Seropédica (CCS), o espetáculo aconteceu às 20h, no Anfiteatro Gustavo Dutra na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). O Musical “Romiau e Borbolieta foi totalmente produzido pela Prefeitura de Seropédica e disponibilizado a população em sessão gratuita como parte das programações alusivas às comemorações de fim do ano em Seropédica.

O Musical Romiau e Borbolieta é uma apresentação cênico-musical que faz um uma reflexão sobre o amor. Uma fábula com animais em um fictício Reino da Seda, legitimando assim a cultura de nosso município. O musical trabalha com canções da Música Popular Brasileira (MPB) e uma música autoral feita especialmente para o espetáculo, além de paródias e traduções baseadas em musicais consagrados, que são cantadas ao vivo”, relatou Nádia Alvarez, subsecretaria de Cultura de Seropédica.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni, investir em Cultura não só valoriza o trabalho dos artistas locais, mas também agrega valor aos segmentos educacionais. “A educação só é plena quando se une à cultura e ao esporte, em uma gestão integrada. Desta forma, o papel da SMECE é facilitar o acesso da população às fontes de cultura, e estimular a produção e difusão cultural e artística no município de Seropédica, apoiando criadores e suas obras. A democratização cultural está presente de forma marcante em nossa gestão”, disse.

O prefeito Martinazzo ressaltou que o panorama atual dos equipamentos culturais em Seropédica é bastante amplo. “Inauguramos o CCS (Centro Cultural Seropédica), que disponibiliza 46 oficinas culturais gratuitas e oferece a população espetáculos gratuitos durante o ano. Queremos que todos os munícipes, independente da faixa etária, classe social ou bagagem cultural, tenham acesso à Cultura. Estamos colhendo os frutos do investimento em Cultura, este musical, por exemplo, foi produzido e estrelado por artistas do CCS, todos de Seropédica, e oferecido à própria população de maneira gratuita”, comemorou Martinazzo.

Texto: Ana Paula Jacintho

Edição: Hudson Glória