PREFEITURA DE SEROPÉDICA INVESTINDO NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Secretaria de Ambiente e Agronegócios promove palestras a alunos da rede municipal

As questões referentes à preservação do meio ambiente estão em evidência na atualidade. Existem, em todo o mundo, órgãos públicos e privados responsáveis por avaliarem questões que englobem a utilização na natureza de forma consciente, abordando, por exemplo, a utilização da água e o reflorestamento. Em Seropédica, a Prefeitura conta com uma secretaria específica para avaliar temas referentes à utilização dos recursos naturais do município, e também fiscalizar a conduta de empresas instaladas na cidade no que se refere ao meio ambiente, trata-se da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA).DSC_0254

De acordo com o secretário responsável pela Pasta, Ademar Quintella, dentre as atribuições da SEMAMA está a promoção da conscientização no que tange às questões ambientais. Partindo desta premissa, a secretaria realiza constantemente ações que buscam ‘abrir os olhos’ da população sobre essas questões, que são extremamente relevantes à manutenção da vida, tanto de seres humanos, como de animais e vegetais. “Estamos realizando ações que visam incitar o interesse das pessoas, principalmente das crianças, sobre as questões ambientais. É extremamente importante investirmos na conscientização”, afirmou o secretário.

Nesta quarta-feira (30) uma equipe da SEMAMA esteve na Escola Municipal Nelson Fernandes Nunes, próxima à localidade conhecida como ‘Campinho de Areia’, no bairro Boa Esperança. Os funcionários da secretaria, entre eles o subsecretário de Ambiente e Agronegócios Luciano Santoro, realizaram palestras com o auxílio de recursos audiovisuais, que explicaram às crianças a importância de se cuidar do meio ambiente e seus recursos naturais, principalmente a água, além promoveram, junto aos alunos, o plantio de uma semente de Ipê Amarelo.

A conscientização do público infantil é essencial para a divulgação de informações importantes para a sociedade, as crianças propagam naturalmente os conceitos que aprendem. O intuito da Prefeitura de Seropédica é que as novas gerações sejam mais conscientes do ponto de vista ambiental, e atuem de forma efetiva no cuidado com a natureza, auxiliando os técnicos da área na fiscalização ambiental vigente no município”, afirmou o prefeito Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luís Calderini