PREFEITURA DE SEROPÉDICA INVESTINDO NA CAPACITAÇÃO

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Trabalho e Emprego, vem estimulando cada vez mais a entrada de jovens e adultos no mercado de trabalho, e com este objetivo realizou nesta terça-feira (10) à aula inaugural do curso de cabeleireiro oferecido pela Secretaria.

Márcia Lopes enfatizou que atualmente, não só em Seropédica mas em todo a região, há uma procura grande por mão de obra qualificada,4 (1) portanto os cursos são uma ótima oportunidade de aprender uma profissão com emprego praticamente garantido. “A secretaria de Trabalho e Emprego oferece os cursos de reflexoterapia, shiatsu e cabeleireiro; através da Casa do Artesão oferece cursos ligados ao artesanato, tais como costura, fibra de bananeira, entre outros, além disso temos ainda os cursos oferecidos pelos Telecentros”, informou.

Deise Baroli, diretora de Qualificação e Capacitação e instrutora do curso de Cabeleireiro, explicou que o curso divide-se em aulas teóricas e práticas. “Atualmente o curso está sendo oferecido para 60 alunos divididos em duas turmas. O cronograma inclui aulas de anatomia capilar, colorimetria, entre outras, após esta etapa iniciam-se as aulas práticas, e posteriormente os alunos aplicarão as técnicas aprendidas na população em geral”, disse.

Alcir Fernando Martinazzo, prefeito de Seropédica, destacou a importância dos moradores de Seropédica participarem dos cursos oferecidos para se especializarem. “A cidade tem crescido muito, diversas empresas estão se instalando em Seropédica e torna-se importante que os seropedicenses se capacitem para concorrer às vagas que irão surgir. Além dos cursos da Secretaria de Trabalho e Emprego, existem também os cursos oferecidos pelo Centro Vocacional Tecnológico e pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através do PRONATEC”, frisou o Prefeito.

3 (1)Para a dona de casa e moradora do Bairro Vera Cruz, Vanusa Martins, 40 anos, o curso veio em ótima hora, ela afirma pretender montar um salão em sua residência assim que concluir o curso. “Pretendo montar meu salão em casa, pois assim não terei que pagar aluguel e posso cuidar da casa e das crianças. Posso ganhar dinheiro sem sair de casa”, comemorou Vanusa.

Já Caio Luiz Viana Timoteo, 17 anos, morador do Bairro Campo Lindo, conta que já cortava cabelos masculinos e agora se interessou em aprender a fazer corte de cabelos femininos. “Aprendi a fazer corte masculino vendo o trabalho dos barbeiros, então comecei a cortar o cabelo de amigos com máquina, navalha e tesoura, agora, com a possibilidade de fazer o curso de cabeleireiro de graça, não perdi a oportunidade. Quero abrir meu salão assim que puder”, falou Caio.