PREFEITURA DE SEROPÉDICA INAUGURA MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE

Na manhã desta terça-feira (02) o Prefeito Martinazzo juntamente com o Secretário de Saúde e Defesa Civil Marcus Baroni estiveram no bairro Jardim das Acácias, no km 40. O motivo da visita foi a inauguração do novo Posto de Saúde da localidade conhecida como Oza, que fica na rua Pedro Paulo Campos nº 32. A unidade de saúde faz parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e atende tanto moradores da localidade quanto de outras áreas.DSC_0599 - Copia

Segundo a Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Carla Muniz, o novo prédio conta com uma recepção, uma sala de espera, uma sala destinada aos agentes de saúde, um consultório dentário e dois consultórios médicos, além de uma cozinha e dois banheiros que se encontram dentro dos padrões de acessibilidade.

Dentre as atividades realizadas na unidade estão o acolhimento de enfermos, curativos, imunizações (vacinas), nebulizações, testes de gravidez (Tig), consultas e tratamentos odontológicos, distribuição de preservativos e contraceptivos, exames preventivos (câncer de colo do útero) e acompanhamento de gestantes e bebês (pré-natal e puericultura).

Às segundas-feiras são realizados atendimentos destinados ao cadastramento e acompanhamento de portadores hipertensão arterial (pressão alta) e diabetes, e também coleta de sangue das 8h às 10h, todas as terças realiza-se a puericultura, já nas quartas-feiras são realizados os exames preventivos e nas quintas os exames pré-natais. Durante todos os dias da semana são realizadas consultas médicas e odontológicas em geral, além das visitas domiciliares realizadas pelos 10 agentes comunitários de saúde (ACS) da unidade.

DSC_0615 - CopiaA unidade ESF Oza também possui um Grupo de Educação em Saúde, que é uma das atribuições da equipe do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O trabalho realizado nesse grupo consiste em inserir práticas educativas na atenção à saúde, por meio de atividades pedagógicas direcionadas aos usuários do sistema municipal de saúde, tendo como objetivo desenvolver conhecimentos a partir das informações e experiências expostas pelos próprios usuários.

Essa é mais uma vitória do nosso Governo, estamos reformando e estruturando antigas unidades, construindo novos equipamentos de saúde e investindo na qualificação dos nossos profissionais, tudo isso em prol da melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos. Seropédica a cada dia se torna mais completa no que diz respeito à saúde”, comemorou Martinazzo.

Texto: Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira