PREFEITURA DE SEROPÉDICA IMPLEMENTA SISTEMA DE ENSINO UNIFICADO

Sistema Municipal de Ensino padroniza o conteúdo programático em todas as escolas municipais

 

A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) está implantando o Sistema Municipal de Ensino. Com a implantação deste novo formato toda a rede municipal, desde as classes infantis até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), irão utilizar o mesmo programa curricular. Através do novo sistema a administração do prefeito Martinazzo pretende igualar o ensino na rede municipal, oferecendo a mesma qualidade a todos os alunos, independente da situação socioeconômica e da unidade escolar na qual o aluno estiver matriculado.

Com o crescimento da cidade é natural que ocorra a migração do aluno de uma unidade escolar para outra e o sistema municipal de ensino garante que a troca de unidade escolar não atrapalhe a continuidade do estudo.

Lúcia Baroni, secretária de Educação, Cultura e Esporte, destaca que o novo sistema municipal de Educação foi criado a partir de debates e coletas de dados com professores e coordenadores da rede municipal de educação. “Estamos trabalhando desde junho de 2014 no Novo Plano Municipal de Educação. Contamos com a colaboração direta dos professores e coordenadores da rede para a formulação deste sistema, pois eles são os atores principais na educação municipal, conhecem a realidade das unidades escolares e dos alunos”, disse.

Após o estudo dos dados enviados pelos professores e coordenadores, o material foi enviado ao Conselho Municipal de Educação, que avaliou o o documento, verificou a legalidade e aprovou o novo Sistema Municipal de Ensino, encaminhando-o para ser transformado em Projeto de Lei.

A secretária Lúcia Baroni enfatiza que a organização e o funcionamento do Sistema Municipal de Ensino obedecem ao disposto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na lei Orgânica do Município, no Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras. “Essa opção significa a autonomia do ensino municipal, adequando-se as estruturas legais e às peculiaridades locais, dando agilidade aos processos”, afirma.

O prefeito Martinazzo garante que a implantação desse sistema é uma das ações que a administração está realizando com o objetivo de oferecer uma educação com mais qualidade para a população. “A educação é uma das prioridades do meu governo, por isso não medirei esforços para trazer novas oportunidades que otimizem o ensino da nossa cidade”, disse.