PREFEITURA DE SEROPÉDICA FORTALECE COMBATE AO AEDES AEGYPT

Secretaria de Saúde amplia ações preventivas contra dengue, zica e chicungunya

 

Nesta quinta-feira (07) o secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, Dr.º César Cilento, se reuniu com representantes da secretaria e do Ministério da Saúde na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Município, o motivo do encontro foi buscar novas soluções e debater a respeito da ampliação das ações que já vem sendo realizadas no combate ao Aedes Aegypt, mosquito transmissor de doenças como a dengue, a zica e a chicungunyia. Além da reunião o encontro também serviu para oficializar a entrega de um veículo de Combate a Endemias doado ao Município pelo Governo do Estado.2

Participaram da reunião o gerente técnico de Endemias do Ministério da Saúde, Marcos Tupinambá, o diretor municipal de Urgência e Emergência Wattyla Felipeck, o diretor municipal de Vigilância e Saúde Wagner Teixeira, a diretora municipal de Atenção Básica Maria Aparecida, o coordenador de Combate a Endemias André Figueira, a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família em Seropédica Maria Salete, e o coordenador da Unidade Pré-Hospitalar Dr.º José Bueno Lopes, Juberto Júnior.

Os participantes da reunião expuseram ao secretário Dr.º César Cilento relatórios de controle a respeito do combate às enfermidades, segundo o secretário estes relatórios com informações detalhadas serão demonstrados ao prefeito Martinazzo, que acompanha com atenção às estratégias de trabalho adotadas pela SMSDC.

saudeEssa reunião teve como objetivo dialogar a respeito das ações de combate a dengue, à zica e a chicungunya em Seropédica, também entregamos às equipes de trabalho um novo veículo, que nos auxiliará bastante no trabalho diário. A Prefeitura tem investido significativamente na estrutura de Saúde do Município, através de meios próprios e com o auxílio do Governo do Estado estamos revitalizando a Saúde de Seropédica”, declarou o secretário de Saúde e Defesa Civil Dr.º César Cilento.

Outra informação relevante para a população de Seropédica é que, a partir do dia 11 de janeiro o Município intensificará a atuação do carro fumacê, que já realiza ações no território municipal nos horários de menos circulação de pessoas. Vale ressaltar que as ações realizadas pela Prefeitura de Seropédica no combate a dengue, à zica e a chicungunya, são preventivas, visto que os casos envolvendo essas doenças no Município são mínimos. Para saber mais a respeito do combate às doenças qualquer cidadão pode ligar para o Disque-Dengue através do telefone (21) 2682-8628.

É importante que a população nos auxilie no combate a essas doenças, a Prefeitura disponibilizará aos munícipes cartilhas educativas a respeito dessas enfermidades, além disso, estamos ampliando nossa estrutura de combate a endemias, ao todo, contamos com 240 agentes de combate a endemias que realizam visitas domiciliares diariamente. Em Seropédica o Aedes Aegypt não terá descanso”, afirmou o prefeito Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini