PREFEITURA DE SEROPÉDICA DESENVOLVE PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES NO MUNICÍPIO

Garantir a proteção e recuperação de nascentes no município é um dos objetivos da Prefeitura de Seropédica, que através da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA) está desenvolvendo em projeto referente a esta questão. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria e o ICMBIO / Floresta Nacional Mário Xavier (FLONA), e consiste na doação de moirões que irão cercar as mudas plantadas, a CEDAE  fará a doação de mudas.

O objetivo inicial do projeto é realizar o mapeamento de 100% das nascentes e olhos d’água do município de Seropédica, tendo como ponto de partida o bairro de Nazaré, pelo fato do local concentrar o maior número de nascentes. Nesta região, em apenas uma propriedade foram identificadas três nascentes, subsidiando 14 residências, uma escola e um posto médico.

De acordo com Ademar Quintella, secretário de Ambiente e Agronegócios, a secretaria através de seu corpo técnico, auxiliará os produtores no plantio nas nascentes que estão localizadas nas propriedades rurais e coordenará o plantio em outras áreas. “Este cuidado está sendo tomado para que as espécies plantadas não entrem em competição entre si”, disse o secretário.

Este projeto está sendo coordenado pelo engenheiro e diretor de Agronegócios da SEMAMA, Diego Santana, e também pela bióloga e diretora de Recursos Hídricos da SEMAMA, Verônica Matos. A previsão para o início do plantio é para o final de janeiro, no momento está sendo organizada a estrutura da cerca que protegerá as futuras mudas a serem plantadas. “Paralelamente, estarão sendo realizadas atividades de sensibilização ambiental nas escolas próximas as áreas plantadas, visando expor os problemas que podem ocorrer com impactos causados pela crise hídrica e o nosso papel como cidadãos diante dessa problemática”, explicou Verônica Matos.

Martinazzo, prefeito de Seropédica, que também é Engenheiro Agrônomo, destaca que o projeto chega ao município visando não apenas assegurar a utilização futura da água, mas, especialmente, visando enaltecer e preservar o meio ambiente, tornando a vida da população mais saudável e dando maior qualidade a água que se utiliza no dia a dia. “Essa é uma iniciativa ousada, um projeto que ajudará a melhorar a área rural, preservar o meio ambiente e recuperar nossas nascentes e mananciais em um momento crucial da história brasileira, onde diversas cidades estão sofrendo com a crise hídrica”, afirma o prefeito Martinazzo.