PREFEITURA DE SEROPÉDICA CAPACITA COORDENADORES DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)

Na última terça-feira (23) a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou um curso de capacitação na sala de reuniões da Maternidade Municipal de Seropédica, os temas abordados na palestra foram doenças como a dengue, a febre chicungunya, a hipertensão arterial, o diabetes, o zika vírus e a microcefalia.capacitação saúde 1

Como destacou o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, o público-alvo da capacitação foram Enfermeiros que coordenam o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em Seropédica. O evento contou com a presença do diretor municipal de Urgência e Emergência Wattyla Felipeck.

O secretário de Saúde também ressaltou que foram fortalecidos entre os Enfermeiros conceitos de Vigilância Epidemiológica; Síndrome de Guillain Barre e; Notificação de Síndrome Exantemática e Microcefalia em gestantes no Estado do Rio de Janeiro. “Abordamos também questões referentes às providências necessárias de assistência e controle as essas enfermidades”, declarou o Dr.º César Cilento.

capacitação saúde 2A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família em Seropédica, Maria de Salete, destacou que os Enfermeiros também foram esclarecidos sobre a distribuição dos casos notificados de Microcefalia por Unidade Federativa (UF) e o fluxograma de atendimento a gestantes com exantemas. “Além de lidarmos com temas contemporâneos, como as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, também estamos capacitando os coordenadores da ESF para implantarem cursos de Pré-diabético em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para que os Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde tenham um olhar diferenciado para com os diabéticos dos tipos 1 e 2”, disse a coordenadora da ESF em Seropédica.

Além de Maria de Salete, a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Irinéia Sant’Anna, também foi responsável por ministrar as palestras.

O município de Seropédica está preparado e, se fortalecendo cada vez mais, na luta contra doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e enfermidades como a Hipertensão Arterial e o Diabetes. Até o fim de nosso mandato não pouparemos esforços para garantir a melhoria da estrutura de Saúde no município, por isso, além dos investimentos em infraestrutura e contratação de profissionais, também realizamos capacitações constantemente. Utilizaremos todos os recursos possíveis para garantir a constante melhoria da qualidade de vida do cidadão seropedicense”, certificou o prefeito Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini