PREFEITURA DE SEROPÉDICA APOIA PROJETO DE HORTA ESCOLAR

Com o apoio da Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Ambiente e Agronegócios, os alunos da Escola Estadual Piranema, Bairro de Piranema, iniciaram em março o Projeto “Para Mudar Basta Pedalar”, que consiste no desenvolvimento de uma bomba d’água movida a pedaladas para irrigação do cultivo e manutenção de uma horta orgânica, nas dependências da escola.

Segundo o professor de Geografia, Audemir Ferreira, o projeto teve inicio em março e despertou o interesse de cerca 80% dos alunos da escola. “Os alunos acompanharam e participaram da preparação da terra e do plantio das mudas e sementes. Agora, diariamente, ajudam na irrigação e na retirada de pragas da horta. Uma forma de ensinar sobre cuidados com o Meio Ambiente e diversas outras disciplinas”, explicou.2 - Copia

O professor de matemática Felipe Bento contou que na horta hoje está sendo cultivado alface crespa, tomate débora, salsinha, cebolinha e couve e que o projeto objetiva incentivar os alunos, familiares e a comunidade para a importância da preservação da água e do destino correto do lixo através da reciclagem. “Como forma de agradecimento ao apoio recebido viemos aqui hoje entregar esta cesta ao prefeito Martinazzo com os produtos orgânicos produzidos em nossa escola. Sem o apoio da Prefeitura teria sido mais difícil tocar o projeto”, enfatizou.

Para o prefeito Alcir Martinazzo, agrônomo com especialização em solos, ações como esta terão sempre o apoio da Prefeitura. “A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os alunos, professores e comunidade de um modo geral”, destacou Martinazzo.

PROJETO PARTICIPARÁ DA FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O Projeto “Para mudar basta pedalar”, desenvolvido pelos alunos do Colégio Estadual Piranema participará da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro nos dias 15 e 16 de novembro.

 

 

Texto e Fotos: Tathiana Gama