PLANTANDO O FUTURO Prefeitura de Seropédica investe na conscientização ambiental

DSC_0428 - CopiaNo dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Em comemoração a esta data a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), promoveu nos dias 22 e 23 de setembro uma ação ambiental baseada no plantio de mudas de Pau Brasil. A atividade aconteceu simultaneamente, às 10 horas da manhã, em todas as 44 unidades escolares municipais e também na Casa da Criança.

O objetivo principal deste evento foi conscientizar os alunos sobre os benefícios do reflorestamento e da conservação ambiental. Segundo as Coordenadoras Pedagógicas de Horta Escolar, Edilene Araújo e Luiza Santos, a intenção de fazer o plantio simultaneamente em todas as U.E. do município, visa dar ênfase a grandiosidade e importância do Dia da Árvore, além de pontuar questões referentes à contribuição da natureza para a sobrevivência humana.

O Diretor da E.M. Atílio Grégio, Ricardo da Cruz, citou que considera importante esse tipo de ação prática, pois contribui de maneira clara e objetiva para o aprendizado. “Toda a parte histórica do tema Pau Brasil será aproveitada em sala de aula pelos alunos do quinto ano, enriquecendo o conteúdo estudado em sala de aula”, afirmou o Diretor.

De acordo com os Professores, esse tipo de evento só vem a agregar valor, pois o trabalho prático amplia de forma positiva e concreta o desenvolvimento do conteúdo dado em sala de aula.DSC_0406 - Copia

“Conscientizar principalmente às crianças e jovens é garantir um futuro sob os conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental. Essa conscientização é indispensável à convivência pacífica entre os seres humanos e a natureza, que é atualmente tema de amplas discussões. A SMECE está fazendo a sua parte em prol da conservação ambiental”, afirmou Lúcia Baroni (Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte).

Texto: Ana Paula Jacintho

Edição: Hudson Glória