MATERNIDADE DE SEROPÉDICA CHEGA AOS 3500 BEBÊS

A pequena Sofia, moradora de Japeri, foi responsável pela marca histórica para o município

 

Na última quarta-feira (15) o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, visitou a Maternidade do município para comemorar o nascimento do bebê número 3500 nascido na unidade de Saúde. O prefeito foi acompanhado do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, César Cilento. Ambos foram recebidos pelo diretor da Maternidade, Hailton Falocci.

_DSC0754O prefeito Martinazzo participou de um café da manhã junto aos pais de Sofia e à equipe da Maternidade, a aproveitou para presentear a família do bebê número 3500 da Maternidade Municipal de Seropédica.

Apenas 54,26% dos bebês nascidos em nossa Maternidade são de Seropédica, quase metade é de outros municípios. É um orgulho recebermos gestantes de outros municípios, é um sinal claro de que a Saúde de Seropédica é referência no Estado. Quero parabenizar os pais de Sofia, e também à equipe da Maternidade pelo belo trabalho que vem realizando, afinal, sabemos que não é fácil trabalhar na área de Saúde, mesmo em locais bem estruturados, como a Maternidade Municipal de Seropédica”, afirmou o prefeito Martinazzo.

A mãe da pequena Sofia destacou a qualidade do atendimento da Maternidade Municipal de Seropédica, além de_DSC0759 considerar um alívio o fato de o município atender gestantes de outras cidades, pois segundo ela, em Seropédica a estrutura de atendimento é melhor. “Fui muito bem tratada e ainda recebemos uma homenagem, a Maternidade é muito boa. Em meu município o atendimento não teria a mesma qualidade, por isso considero muito bom o fato de poder ter ‘dado à luz’ em Seropédica, que é uma cidade melhor estruturada para atender as gestantes”, disse Ingrid Ferreira, ao lado do marido Thalles Batista.

 

BOM ATENDIMENTO MESMO COM CORTE DE RECURSOS

Embora a Maternidade Municipal de Seropédica seja dotada de aparelhos de última geração e profissionais altamente qualificados, fato cada vez mais evidente com o aumento da procura de gestantes de outros municípios à Maternidade, a administração municipal tem constatado alguns fatores que devem ser destacados. Seropédica tem suas verbas destinadas à área de Saúde baseada no número de habitantes, porém, a cidade também atende gestantes e pacientes de outros municípios, fato que não acontece em unidades de Saúde de outras cidades do Estado, que negam atendimento a moradores de outros municípios.

_DSC0761O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Miguel Jorge, ressalta que dos 3500 bebês nascidos de 2013 até junho de 2016 na Maternidade Municipal, apenas 1899 são filhos de moradores do Seropédica, o que pode representar um peso no orçamento de Saúde do município, principalmente se for levado em consideração o fato de terem ocorrido cortes no repasse de verbas estaduais e federais.

Temos que nos orgulhar da boa estrutura da Maternidade de Seropédica, porém, precisamos destacar que atendemos um número elevado de pessoas de outras cidades, e esse fato tem que ser determinante nos futuros repasses de verbas para a Saúde de Seropédica, pois aqui atendemos pessoas de outras cidades, o que nos leva a crer que temos que ser vistos sob um olhar especial por parte dos poderes Estadual e Federal no que se refere ao repasse de verbas”, destaca Miguel Jorge.

O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, César Cilento, destaca o intenso trabalho do prefeito Martinazzo em busca de verbas para a Saúde. “Atendemos uma demanda muito grande de pacientes de outras cidades, sobretudo gestantes, o que interfere do orçamento de Saúde do município, por isso o prefeito tem trabalhado muito em busca de recursos, assim temos conseguido manter a qualidade mesmo com o aumento constante da demanda”, ressalta.

Por Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira