ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL COMPROVA CRESCIMENTO DE SEROPÉDICA

IFDM aponta desenvolvimento significativo do município a partir do ano de 2010

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) possui um sistema que estuda o desenvolvimento dos municípios do Rio de Janeiro nas áreas de Emprego e Renda; de Educação e de Saúde, trata-se do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que foi criado em 2008 e acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os cerca de 5000 municípios brasileiros. O índice é baseado em estatísticas públicas oficiais divulgadas pelos ministérios do Trabalho, da Educação e da Saúde.02

Em sua última edição de divulgação (2015) tendo como ano base 2013, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal apontou um progresso significativo do município de Seropédica em relação às áreas de Emprego e Renda, de Educação e de Saúde. Vale destacar que a gestão do prefeito Alcir Martinazzo foi iniciada no ano de 2010 e, desde então, até o ano base 2013 – último período avaliado pelo sistema Firjan – os investimentos têm crescido de maneira constante, como comprovam os dados disponibilizados no site da Firjan (http://www.firjan.com.br/ifdm/).

03A Firjan é uma instituição respeitável, uma das mais importantes do país, e ter a confirmação do desenvolvimento de Seropédica ao longo de nossa gestão, por parte desse e de outros órgãos, é também a confirmação de que estamos investindo as verbas públicas de maneira responsável, séria e correta. Os dados estão aí para comprovar, o município vem se desenvolvendo graças ao aumento de investimentos realizados pela Prefeitura, sobretudo nas áreas de Emprego e Renda, de Educação e de Saúde. Temos trabalhado e continuaremos trabalhando para o Desenvolvimento Sustentável de Seropédica nas diversas áreas da administração pública”, comemora o prefeito Martinazzo.

No que se refere à pontuação média, Seropédica tem 0,77 pontos no IFDM, um crescimento de 50% (Rio de04 Janeiro) e 28,4% (Brasil) entre os anos de 2010 e 2013, que configura um Desenvolvimento Moderado da cidade segundo os critérios de avaliação da Firjan. O município está na posição 18 do ranking estadual, entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e, ocupa a colocação 771 do ranking nacional, entre os mais de 5000 municípios do país, estando à frente de cidades como Duque de Caxias, Itaboraí, Mangaratiba, Itaguaí, entre outras, todas com arrecadação superior a Seropédica.

Nas áreas de Emprego e Renda a cidade de Seropédica recebeu a pontuação de 0,79 – um crescimento de 16,3% (Rio de Janeiro) e 6,9 % (Brasil) entre os anos de 2010 e 2013, que também configura um Desenvolvimento Moderado e coloca o município na 7ª posição do ranking estadual e na 70ª colocação no ranking nacional, ficando adiante do próprio município do Rio de Janeiro e de cidades como 05Paracambi, Nova Iguaçu e Angra do Reis, por exemplo.

Em relação à Educação o município de Seropédica obteve 0,77 pontos – um crescimento de 47,8 % (Rio de Janeiro) e 29,4% (Brasil) entre os anos de 2010 e 2013 – que posicionou o município como 49º do ranking estadual e 2503º do ranking nacional, ficando acima de cidades como Cabo Frio, Rio das Ostras, Paraty, entre outras e, confirmando mais uma vez o Desenvolvimento Moderado de Seropédica.

Na área da Saúde a pontuação de Seropédica foi 0,74 – configurando um crescimento de 37% (Rio de Janeiro) e 26,1 % (Brasil) entre os anos de 2010 e 2013 – o que garantiu a Seropédica as posições 62 e 2786 nos rankings Estadual e Nacional, respectivamente, definindo mais uma vez, entre os critérios da Firjan, o Desenvolvimento Moderado de Seropédica, que teve desempenho superior a municípios como São João de Meriti, Japeri, Queimados, entre outros.

Por Hudson Glória

Fotos: Arquivo Ascom/PMS