III FEIRA DE ARTESANATO AMORA GERA RENDA PARA ARTESÃOS DE SEROPÉDICA

Atividades Culturais também fizeram parte do evento

 

feira6A já tradicional Feira de Artesanato Amora aconteceu de 06 a 08 de maio no Calçadão de Seropédica. O evento teve em sua 3ª edição um público superior ao das edições anteriores. A Feira de Artesanato Amora teve o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP), da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SMPDS), por meio da Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (ACIAPS), do site www.seropedicaonline.com e também do “Espaço Artesanato em Movimento”, que fica em Botafogo.feira4

Incentivar a atividade artesanal é investir no desenvolvimento de Seropédica, na geração de emprego e renda, por isso esta Feira tem uma representatividade muito grande para os Artesãos, além de dar visibilidade a artistas que nunca tiveram suas obras de arte expostas”, disse Neuza Cezário, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, que responde interinamente pela SEROTRAB.

feira1De acordo com o subsecretário de Trabalho e Emprego, a Prefeitura de Seropédica pretende diminuir o período de tempo entre uma feira e outra. “O projeto começou com o cadastramento dos artesões do município, hoje já se pensa em realizar este evento mensalmente”, destaca o subsecretário de Trabalho e Emprego, Cláudio Fernandes.

O evento contou com atrações culturais realizadas por artistas locais, com destaque para uma representação teatral de “Aladdin”, que foi encenada por atores do Centro Cultural de Seropédica (CCS) que fazem parte da Companhia de Teatro de Seropédica (CTS). A subsecretária de Cultura, Nádia Alvarez, falou sobre a importância do teatro itinerante: “Estamos nos apresentando nas praças do município, assim como fizemos na Feira da Amora, nosso objetivo é levar um pouco de nosso trabalho às diversas regiões da cidade, e com isso, incentivar crianças e jovens a participarem das atividades do Centro Cultural de Seropédica”, destacou.feira2

A Feira de Artesanato tem trazido bons frutos para os artesões de Seropédica, que em sua maioria comercializavam seus produtos fora da cidade.

Com a Feira de Artesanato Amora geramos renda para o município, fazendo que o comércio local se fortaleça, além de aumentarmos à empregabilidade. Trata-se de mais uma maneira de fomentarmos a economia em Seropédica, através do desenvolvimento sustentável”, afirma o prefeito Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini