CONSCIENTIZAÇÃO PELO MEIO AMBIENTE

Escola Municipal de Seropédica promove ações para estimular a preservação ambiental

 

Troca de experiências, integração, criatividade e atitude cidadã resumem as ações da Semana Verde da CMEI Alcione Genovêz, esta é mais uma iniciativa da instituição para estimular a conscientização ambiental, a partir de diversas atividades propostas para os alunos.

O Projeto Tamar foi criado a partir da necessidade de sensibilizar e conscientizar sobre a importância da colaboração de todos para que as tartarugas possam dar continuidade ao seu ciclo de vida. O nome surgiu da combinação das sílabas iniciais das palavras Tartaruga (TA) e marinha(MAR), abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Esse projeto foi escolhido para elencar a outro Projeto da Unidade Escolar com a temática: “UM MAR DE CONHECIMENTOS” que tem como objetivos principais: Estimular a criatividade, familiarizar as crianças ao ambiente escolar, sensibilizar as crianças para as questões ambientais e explorar a curiosidade.

De acordo com a diretora da Unidade Escolar, Cátia Marques, o tema é amplo, o que permite aos professores um trabalho multidisciplinar. “Contribuir com a formação de uma consciência conservacionista perante as transformações sociais e ambientais, chamando a atenção para a sustentabilidade e valorização dos recursos naturais, estes são os pontos que serão trabalhados com os alunos”, destacou a diretora.

Conscientizar sobre a proteção das espécies marinhas ameaçadas, a diversidade biológica do planeta, e buscar o aprendizado através das múltiplas competências, entre outros, são os objetivos do projeto, além de ensinar aos alunos a desenvolver uma atitude mais responsável e ecologicamente correta.