CLÍNICA DA FAMÍLIA FORTALECE ATENDIMENTO PREVENTIVO DE SAÚDE EM SEROPÉDICA

A Clínica da Família do Vasquinho, no Bairro Campo Lindo, é um marco que representa a reforma da Atenção Primária de Saúde no município de Seropédica. O modelo tem como objetivo focar nas ações de prevenção, diagnóstico precoce de doenças e promoção da saúde.24

Diariamente, dezenas de pessoas são atendidas pelos profissionais da Saúde do município. A Clínica da Família de Seropédica possui, além de consultórios médicos e dentários, farmácia, sala de procedimentos e curativos, sala de esterilização, sala de descontaminação, sala de imunização, sala de reuniões, entre outros setores.

Em relação aos atendimentos médicos, para ser atendido, basta ir até a Clínica da Família e fazer um cadastro prévio, posteriormente, uma triagem onde é avaliada a situação clínica do paciente, logo após a triagem o paciente é encaminhado ao consultório médico. No que diz respeito aos atendimentos dentários, inicialmente também é realizada uma triagem, para, sucessivamente, ser agendado o atendimento pelas Dentistas Clarissa e Isabelle.

25A coordenação da Clínica da Família é realizada pelas enfermeiras Rosa CavalcanteElaine Pereira. “O Pré-Natal é feito às segundas-feiras, das 08h às 17h, e às quintas-feiras, das 08h às 12h. O atendimento pediátrico e feito segunda-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras no mesmo horário. “Os moradores do recebem o acompanhamento médico domiciliar, onde o agente comunitário de Saúde realiza mensalmente uma visita às famílias para conhecer e atender as necessidades dos moradores sob sua responsabilidade. Eles dão orientações, incentivando a prática de exercícios, hábitos e alimentação adequada, além de verificar se o paciente está tomando as medicações necessárias corretamente”, destaca a enfermeira Rosa Cavalcante.26

O secretario de Saúde e Defesa Civil, Dr.º Cesar Cilento, reafirmou a importância do trabalho realizado pelos agentes comunitários de Saúde. “Através dos Agentes Comunitários Saúde a Prefeitura cria e valoriza o vínculo com a população, passando a conhecer melhor a realidade dos munícipes, a fim de promover melhorias na Saúde através da educação, desenvolvendo a autoestima, estimulando a troca de experiências e a melhorando a qualidade de vida dos munícipes”, afirma.

27O prefeito Alcir Martinazzo esclarece que a Estratégia de Saúde da Família prevê que, caso o munícipe tenha uma pessoa acamada na família, este pode falar com o seu agente de Saúde e solicitar uma visita do enfermeiro, que irá até a residência para planejar o cuidado necessário para o paciente. “As puérperas também poderão receber a visita do enfermeiro nos primeiros dias após o parto. Verificando-se a necessidade, será acordado um cronograma de visitas para melhor atender os cidadãos e cidadãs”, completa Martinazzo.

Sobre Assessoria